Portarias confirmam troca no comando da Secretaria de Educação de Penha; Maria Juraci fala ao Penha Online sobre sua saída da pasta


PUBLICIDADE

Foram publicadas no Diário dos Municípios, as Portarias que confirmaram o desligamento de Maria Juraci Alexandrino, da função de secretária de Educação de Penha. Primeiramente, a Portaria a n.º 291/2023 exonerou Thyrciane Feitosa de Santana da Costa de seu cargo em comissão de controladora interna adjunta da Controladoria Interna Municipal, enquanto a Portaria n° 292/2023 tornou sem efeito a Portaria nº 117/2023, que nomeava Maria Juraci Alexandrino, como responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação. Neste ínterim, a Portaria n° 292 também nomeou Thyrciane para ocupar o cargo em comissão de secretária de Educação, assumindo a pasta.

A função de secretária de Educação vinha sendo ocupada pela atual vice-prefeita desde o início da gestão 2021/2024, sem ônus para o Município. Procurada para comentar sobre sua saída da Educação, em meio a várias insinuações sobre possíveis gastos excedentes na pasta, Maria Juraci Alexandrino falou ao Penha Online que acha um absurdo as pessoas acharem que Educação tem teto para investir: “quando eu escuto até um alguns agentes públicos falarem que Educação é gasto e não investimento, dá a impressão que estamos retrocedendo. É vergonhoso. Várias pessoas estão me procurando e se solidarizando com as falas de alguns agentes políticos”, disse ela. Juraci comentou também sobre as informações que circulam nos bastidores, de que teria havido ‘gasto’ acima do permitido na pasta: “a Educação tem o investimento mínimo que é o 25%, mas nós podemos investir 100%, porque os municípios e países que se desenvolveram e avançaram economicamente falando, foram aqueles que investiram muito em Educação”.

Em suas redes sociais, Juraci publicou uma mensagem a respeito da situação, cujo texto pode ser conferido abaixo, na integra:

“Assumi o compromisso de transformar a Educação de Penha. Foram um pouco mais de dois anos de intenso trabalho e dedicação, possibilitando resultados históricos, que alavancou a qualidade de ensino de Penha e a colocou como referência regional na área da Educação.

Ao longo dessa jornada, conseguimos recursos do Governo do Estado para a construção da Maior Escola da história de Penha, com investimento de quase R$ 6 milhões. Entregamos outras novas unidades, reformas, ampliações e a construção de uma nova Quadra Escolar.

Investimos no conforto às nossas crianças, com um novo Kit de Material Escolar, Uniformes de Verão e Inverno, Mochilas, Tênis, Agendas, além da climatização em todas as Unidades Escolares e CEIs de Penha.

Diminuímos as filas de espera e criamos um plano de expansão para atender crianças de 0 a 3 anos em período integral.

Demos continuidade e ampliamos os investimentos no Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, que eleva a educação a um patamar de Escola Particular, oferecendo uma metodologia de ensino diferenciada.

Instalamos o Espaço Digital do Terceiro Milênio nas três escolas básicas, valorizando as práticas do futuro, inclusive com aulas de robótica numa primeira unidade escolar.

Aos servidores, ampliação das formações e a garantia do reajuste de 33% do Piso Salarial, rompendo com o atraso na valorização dos professores.

Estas são algumas das ações ao longo deste curto período que fez a diferença e revolucionou a Educação em nossa cidade. Como resultado, fomos destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em toda a região e a cidade de Penha já é referência em Santa Catarina.

Fizemos uma educação mais democrática, com trabalho baseado no amor, ética e transparência pública. Agradeço a todos e todas que fizeram parte deste desafio. Nós transformamos a educação de Penha!

Faço esta mensagem como uma prestação de contas à População de Penha. Continuo como vice-prefeita atendendo as demandas da comunidade e buscando resolver problemas crônicos que ainda existem na cidade de Penha.

Continuo acreditando que a educação é o melhor caminho.

Peço mais respeito a educação!

Maria Juraci Alexandrino
Vice-Prefeita do Município de Penha”

 

Imagem: arquivo / Prefeitura de Penha