[VÍDEO] Polvo “gruda e fica amigo” de jovem durante mergulho em Penha


PUBLICIDADE

O influenciador Luca Toso, de 23 anos, e os amigos Marcos Isaias e Ricieri Rosset se surpreenderam quando mergulhavam nas águas de Penha neste último fim de semana. Eles encontraram um polvo, tentaram devolver o animal para o mar, mas o molusco não quis se desgrudar. O episódio viralizou nas redes sociais (assista ao vídeo abaixo).

“Soltamos ele do anzol, colocamos nas costas e entramos na água para libertar, mas ele não foi embora. A gente mergulhou, nadou e fez alguns vídeos e ele não ia embora de jeito nenhum”, disse Lucas.

Ainda na tentativa de libertar o polvo, Marcos acabou com ele na cabeça. Antes, foi mordido. “Mas isso foi no primeiro momento, depois ele ficou feliz com a gente”, explicou. Luca conta que a sensação de pegar um polvo nas mãos é ‘agoniante’, já que há muitas ventosas, que grudam bastante. “Com ele nas costas, foi tranquilo. Já encontramos animais diferentes, mas não com essa interação. Essa foi a primeira vez. Teve um outro episódio em que a gente pescou um cação, mas não foi uma interação natural”, lembra.

Os jovens são de Balneário Camboriú e estão acostumados a nadar no mar. “A gente grava bastante natureza para o nosso canal, que é de aventura, e encontramos bastante animais. Tubarão, peixes, tartarugas… mas polvo foi a primeira vez. Ficamos entusiasmados e felizes, falamos que ele era nosso amigo. Ainda mais porque ele não queria ir embora, ficou uns sete minutos com a gente.”

Os polvos são moluscos com sistema nervoso bastante desenvolvido — e conhecidos por sua inteligência e comportamentos surpreendentes. Também têm habilidades de fuga e camuflagem, mas vida curta — de 12 a 24 meses.

.

.

via UOL