[VÍDEO] Após chacina em creche de Blumenau, aulas da rede estadual são suspensas; veja as decisões tomadas pela Educação de Penha, Balneário Piçarras e região


PUBLICIDADE

A Secretaria de Educação de Santa Catarina suspendeu as aulas da rede estadual por medida protetiva, em virtude do ataque confirmado a uma creche de Blumenau na manhã desta quarta-feira (assista ao vídeo no final desta matéria). A Polícia Militar afirmou ser inverídico haver ataques em outras escolas de outras cidades como Gaspar, Itajaí e Guaramirim, no entanto a medida foi tomada por precaução. Penha, Itajaí, Barra Velha e Balneário Piçarras optaram pela suspensão das aulas na rede municipal nesta quarta e quinta. Já Navegantes ainda não havia se decidido, até 12:20h.

A creche “Cantinho Bom Pastor” foi alvo de um criminoso que entrou no local e matou quatro, e deixou outras quatro ficaram feridas. O ataque aconteceu no início da manhã, na Rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular. As vítimas são: Bernardo Cunha Machado – de 5 anos, Bernardo Pabest da Cunha – de 4 anos, Larissa Maia Toldo – de 7 anos e Enzo Marchesin Barbosa – de 4 anos.

Segundo a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. Após os crimes, ele se entregou no Batalhão da PM.

Ao saber dos ataques, os pais das crianças foram ao local, onde o clima era de desespero. Inicialmente, apenas os agentes de segurança entraram o resgate das vítimas, e os sobreviventes foram sendo liberados pouco a pouco. Na frente da escola, pais se aglomeravam em busca de notícias. Até às 10h, todas as crianças já tinham sido retiradas da creche e estavam com suas famílias.

Segundo o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a polícia ainda está sendo apurado se há mais envolvidos no ataque e a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática vai apurar se o ataque foi organizado online. “A gente quer identificar se tem mais algum participante, se mais alguém participou, como ele tramou esse plano, onde ele obteve informações”, disse o delegado-geral.

.