Navegantes, Balneário Piçarras e Barra Velha: autoridades municipais se reúnem em busca medidas contra ataques nas escolas
Na tarde desta quinta-feira (06), o prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt, se reuniu com os 11 vereadores do município, além comandante da Polícia Militar, capitão Iglesias e a secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz, para definir as estratégias para o aumento de segurança nas escolas do município.
Em Navegantes foi criado um grupo de trabalho para propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas na manhã desta quinta, quando o prefeito Liba Fronza realizou uma reunião em seu gabinete, com representantes de várias secretarias e também com vereadores do município, com objetivo de instituir um grupo e realizar estudos sobre o contexto e as estratégias de prevenção e enfrentamento da violência, bem como propor políticas públicas referentes ao tema.
Conforme a secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, a princípio, serão tomadas algumas ações imediatas, como a aquisição de campainhas para as escolas com a finalidade de manter os portões fechados, o acompanhamento e controle de acesso por um servidor dos momentos de entrada e saída dos alunos, a continuidade de rondas dos guardas municipais de trânsito nos entornos das escolas, o contato com a Polícia Militar para que mantenham as rondas também nas proximidades das escolas, entre outras medidas. Contudo, vale destacar que, as ações a serem tomadas a curto, médio e longo prazo, serão recomendadas pelo grupo de trabalho e realizadas de acordo com as possibilidades. Ela finaliza dizendo que foi realizada uma reunião com os diretores de escola para o retorno das aulas na segunda-feira (10).
Já em Barra Velha, a reunião com o prefeito Douglas Elias da Costa com forças de segurança, gestores de escolas e demais autoridades municipais, aconteceu ainda na tarde desta quarta-feira (05), horas após o ataque à escola em Blumenau, que resultou em quatro crianças mortas. A reunião visou tratar e adotar medidas de segurança nas escolas municipais, criar e adotar um Protocolo Municipal de Segurança Escolar, que contém medidas a serem adotadas preventivamente e também no atendimento.
Além disso, não apenas, abordando a questão de violência, mas, de prevenção e atendimento de acidentes, 90% dos profissionais da rede municipal de ensino receberam formação em primeiros socorros e o restante já está com formação agendada a ser concluída até junho do ano corrente. Para a criação do protocolo de Barra Velha foram consultados como modelo o protocolo de Segurança Escolar da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, e estão sendo acionados órgãos públicos de segurança para sua aprovação. Inicialmente, a data de reunião intersetorial para apresentação e aprovação seria dia 19 de abril, porém está sendo realizado uma reunião de emergência para conclusão.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras / Navegantes / Barra Velha