Frente fria deve provocar virada no tempo em Santa Catarina e trazer temperaturas de outono para todo o Sul


PUBLICIDADE

Após um período de tempo ensolarado no início da semana, a aproximação de uma frente fria muda as condições de tempo nos próximos dias. Segundo os meteorologistas Caio Guerra e Ana Luiza Dors Wilke, da Defesa Civil de Santa Catarina, no Extremo Oeste e no Litoral Sul podem ocorrer temporais isolados entre o final da tarde e a noite de quinta-feira (13). Com o avanço da frente fria na sexta-feira (14), o dia amanhece chuvoso em Santa Catarina, especialmente no litoral e áreas próximas. Com a chuva persistente, há risco moderado para alagamentos. Estas condições se estendem ao longo do final de semana, mantendo o tempo fechado e, consequentemente, as temperaturas já não devem subir tanto quanto nos últimos dias. Os termômetros que antes registravam acima dos 30°C, na sexta e no sábado não devem passar dos 20°C no litoral catarinense.

Uma massa de ar quente e seco será substituída por uma massa de ar frio, o que fará com que as temperaturas desabem em relação ao que vem se registrando nesta semana. De acordo com a Metsul Meteorologia, haverá um “choque térmico”, porque temperatura vai variar até 15ºC em algumas cidades de um dia para o outro no mesmo horário, saindo de uma condição que lembra o clima do auge do verão para uma situação típica de clima de outono.

A mudança radical do tempo será promovida por uma frente fria que nesta quarta-feira começa a ingressar no Rio Grande do Sul com chuva no Sul e no Oeste. Esta frente vai avançar, então, para Norte e trazer a mudança do tempo para as demais regiões gaúchas, Santa Catarina e o Paraná na quinta e na sexta.

 

Imagem: Metsul