Penha e Balneário Piçarras realizam ações contra a dengue neste fim de semana


PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Penha, através do Programa de Combate à Dengue, realiza mais uma ação contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika, neste fim de semana, dias 6 e 7. No sábado, a força-tarefa será de visita e orientação dos agentes de saúde nos bairros e no domingo será no portal turístico da cidade, com orientações e distribuição de panfletos com a presença do mascote da dengue.

Com 300 focos larvários já localizados pelos agentes endêmicos e 93 casos positivos neste ano, as ações seguem intensificadas no município. A equipe do Programa de Combate à Dengue também compõe o Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC), que realiza operações de fiscalizações em estabelecimentos de todo o município que não cumprem os códigos sanitários.

Em Balneário Piçarras, a Secretaria de Saúde vai promover blitze de trânsito para conscientizar a população sobre os perigos da dengue e como preveni-la. A ação será realizada neste sábado, 06, pela Atenção Básica e os agentes comunitários de saúde nos semáforos da cidade, das 8h às 12h.

Haverá equipes em quatro localidades: cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Adolfo Cabral (Santo Antônio), Avenida Alexandre Guilherme Figueredo com Rua Nossa Senhora do Rosário (Nossa Senhora da Paz), Avenida Emanoel Pinto com Avenida Alexandre Guilherme Figueredo (Centro) e Avenida Nereu Ramos com Rua Victor Zimmermann (Itacolomi).

Serão abordadas temáticas de conscientização e prevenção dos focos positivos, que já acumulam 775 na cidade. Há 129 casos de dengue confirmados e 79 suspeitos, que aguardam resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Sintomas e como evitar a proliferação do mosquito

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.

Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

.

.

Imagem: Prefeitura de Penha e de Balneário Piçarras