103ª Rede de Vizinhos é instituída em Penha; veja como se cadastrar junto à Polícia Militar e tornar sua rua mais segura


PUBLICIDADE

A Polícia Militar de Penha instituiu no início desta semana, a 103ª Rede de Vizinhos na cidade. Moradores da Rua Joaquim Ludgero Vieira, na Praia Alegre, se reuniram e procuraram a Polícia Militar para ingressarem ao programa, que já conta com mais de três mil participantes no município.

Uma estratégia importante para se evitar furtos e roubos, e para a resolução de conflitos e desordens que resultem na sensação de insegurança por parte do morador, a Rede de Vizinhos é um programa institucional que promove a organização de pessoas de uma mesma rua ou localidade em rede que, com a presença e orientação da Polícia Militar, passam a fazer parte do processo de sua própria segurança, tornando-se protagonistas, muitas vezes solucionando problemas por si só ou de forma orientada pela PM.

Além da colocação de placas do programa nas residências, o programa estimula a união entre os vizinhos, a participação nas causas que digam respeito a coletividade daquela rua, criação de estratégias e ferramentas que visem a prevenção, como câmeras de monitoramento em casas e ruas, autovigilância entre moradores, observando tudo o que não é natural no movimento da sua rua, ou que é considerado suspeito, ou ainda, ante à ocorrência de um crime em andamento, agora é notado, visto, fotografado, filmando pelos moradores, e colocado no grupo de rua para interação entre os moradores. Assim, os vizinhos passam a dar informações à polícia daquilo que viram, e ajudam os policiais na resolução das situações que eventualmente ocorram.

Essas informações, imagens, subsidiam o trabalho dos policiais na captura ou abordagem de suspeitos. Além desse relacionamento mais estreito com a PM, os moradores passam a ser orientados sobre métodos de resolução de problemas da rua/localidade, que lhes atinge direta ou indiretamente.

Para fazer parte do programa, envie uma mensagem por e-mail para rededevizinhospenha@gmail.com, baixe o aplicativo PMSC Cidadão e cadastre-se.

 

Imagem: Polícia Militar de Penha