[VÍDEO] Esgoto a céu aberto no loteamento Santa Regina: o drama que parece não ter fim


PUBLICIDADE

Os moradores do loteamento Santa Regina, em Penha, novamente trouxeram ao Penha Online, imagens do drama por eles vivido há anos (ASSISTA AO VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA). Construído pela empresa G. Lafitte por volta do ano de 2014, o loteamento teve a aprovação da prefeitura para instalação de um sistema de drenagem que rapidamente passou a mostrar problemas, uma vez que os imóveis são ligados em uma rede de saneamento interna, que tem seu funcionamento atrelado a um motor responsável pelo bombeamento dos resíduos e dejetos. Assim, uma vez que o sistema falha, os detritos vertem para as ruas, problema que se agrava diante de bocas de lobo entupidas e tubulações assoreadas.

Após muitas idas e vindas, sofrimento e reclamações, um acordo judicial entre Águas de Penha, Ministério Público e prefeitura de Penha resultou na promessa da instalação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Iriri, que será responsável pela coleta e tratamento do esgoto do loteamento, que fica na região central, junto ao bairro Nossa de Fátima. A construção desta ETE tem previsão para começar no início de 2024, para ficar totalmente concluída e conectada em 2033, quando coletará esgoto dos imóveis do Centro, Armação, Praia Alegre e demais bairros, exceto Gravatá e Praia de São Miguel, que devem ter sua ETE concluída ainda ao final de 2023 – conforme determinação judicial, mesmo prazo anunciado pela concessionária para conclusão do novo sistema de coleta de esgoto do Santa Regina.

Até lá, os moradores seguem com seu drama diário, como pode-se acompanhar no vídeo através da narração de uma moradora, mas pedem que ao menos a Secretaria de Serviços Urbanos proceda com a limpeza e desentupimento de toda a tubulação, para amenizar tanto sofrimento.

.