[VÍDEO] Ferry boat e barco de pesca se chocam no rio Itajaí-açu durante travessia Navegantes x Itajaí; leitor do Penha Online presenciou o acidente, empresa emite nota oficial e condutor do ferry fala sobre o incidente
Nesta manhã de quarta-feira, uma embarcação do ferry boat que faz a travessia do rio Itajaí-açu, entre Itajaí e Navegantes, se chocou contra um barco de pesca (ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, NO FINAL DESTA MATÉRIA). O leitor Wanderson estava no ferry boat no momento da batida, e narrou o ocorrido ao Penha Online: “teve bastante gente se machucou, teve lesões por conta da pancada, todo mundo caiu no chão, as motos caíram no chão, o negócio foi punk. A balsa tava saindo de Navegantes e indo pra Itajaí, e o rebocar tava subindo o rio. Tava muita neblina mas dava pra visualizar por causa das luzes das duas embarcações”.
Em nota oficial, a empresa NGI Sul informou ao Penha Online que o fato ocorreu na área restrita de manobra, preferencial do ferry boat. “O incidente teve como possível causa a neblina. Segundo relato do mestre da embarcação Santa Catarina XV da NGI Sul, houve um alerta via rádio que estava ele realizava a travessia do rio, não havendo comunicação de nenhum outro barco a não ser da frota da empresa, sendo assim surpreendido pelo barco de pesca. A protocolo náutico determina que em casos de neblina e mau tempo, cabe ao mestre realizar este alerta evitando possíveis ocorrências. A empresa esclarece que não houve registro de vítimas entre usuários e sua tribulação, apenas danos materiais. Não houve feridos. Caberá agora a Autoridade Marítima a investigação do acidente. O ferry boat envolvido no incidente foi retirado das operações para reparos e um reserva, permite que quatro embarcações realizem a travessia normalmente. Por fim a NGI Sul informa que prestou auxílio aos usuários e reforça seu compromisso com com a segurança e estará a disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos”, diz a nota.
Já o condutor do ferry boat, narrou em conversa informal que ao perceber que o barco de pesca não ia parar, cerrou o leme da proa e “deu uma maquinazinha” para o barco bater na quina do ferry: “porque se ele pega o ferry de lado, podia ser bem pior. “Guinei um pouquinho e dei o verdugo da proa, ele bateu e entortou a cancela. O cara com radar e tudo, tudo fechado, não dava pra ver um palmo na frente, eu tinha falado no rádio que eu tava saindo de Navegantes, e o cara entrar com aquela velocidade toda. Falei pra ca***** pra ele pelo rádio”, concluiu.
.
.
Imagem: Wanderson Teixeira / redes sociais