Fundema anuncia projeto de arborização de 1.166 árvores para Balneário Piçarras


PUBLICIDADE

Hoje, sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras anunciou um audacioso projeto de arborização urbana. Serão 1.166 árvores plantadas em vias públicas nos bairros Itacolomi, Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio e Centro. O projeto será financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, através do Programa Recicla Aí.

“As áreas verdes reduzem os impactos da chuva, a poluição sonora e atmosférica, auxiliando também no sombreamento e estabilização da temperatura, promoção de bem-estar psicológico e físico das pessoas e ainda contribuem na alimentação da fauna local”, enalteceu o presidente da Fundema, Marcos Zaleski de Matos.

As mudas para plantio em áreas urbanas seguem um padrão de pequeno e médio porte pela arquitetura de copa, resistência a pragas e doenças, adaptabilidade ao clima, sistema radicular, presença de flores ou frutos. Como precaução, também são descartadas na escolha espécies que possuem espinhos, frutos grandes e carnosos e substâncias tóxicas (espirradeiras). Outra precaução tomada busca evitar o uso de exóticas invasoras.

Dentre as opções existentes foram selecionados o Ipê amarelo – Handroanthus umbellatus – a quaresmeira – Tibouchina granulosa – junto da pata de vaca – Bauhinia variegata. “Essas árvores são consagradas e são altamente indicadas para uso nos manuais de arborização atendendo as características desejadas”, pontuou Marcos.

Cada árvore receberá de apoio uma estaca de tutoramento, que auxiliará na estabilização da planta para seu crescimento, porém, o que torna a informação interessante é que cada estaca terá na sua fabricação, compondo a matéria prima, o lixo coletado pelo programa de Coleta Seletiva do município, que é destinado à Cooperativa Costa Verde e Mar, formada por trabalhadores de Balneário Piçarras.

“40% da matéria prima das estacas serão do próprio resíduo reciclável produzido em Balneário Piçarras. Contratamos uma empresa que fará este processo, adquirindo o material da cooperativa que se destina os resíduos da Coleta Seletiva, valorizando a cadeia de produção sustentável”, explicou o presidente da Fundema.

De acordo com Marcos, o projeto passará neste momento pela fase burocrática da confirmação de orçamentos e realização de processos licitatórios para a aquisição de todo o material. “Acredito que o projeto será executado próximo da primavera, que é uma ótima estação com condições climáticas excelentes para o plantio das mudas”, finalizou.

Além da arborização, as vias públicas também receberão lixeiras padronizadas pelo Recicla Aí. O projeto foi contemplado com mais de R$ 2,7 milhões do Ministério do Meio Ambiente para a aplicação de uma série de atividades em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos do município. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data foi criada com a intenção de encorajar atitudes de proteção e preservação do meio ambiente, tendo sua origem em 1972, quando a cidade de Estocolmo, na Suécia, foi sede da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. Antes desse evento, acreditava-se que esses recursos vindos da natureza eram inesgotáveis.