Centro de Triagem Covid de Balneário Piçarras ultrapassa os 1.400 atendimentos


PUBLICIDADE
O Centro de Triagem Coronavírus do Pronto Atendimento 24h de Balneário Piçarras ultrapassou a casa de 1.400 pacientes atendidos, após três meses de funcionamento. Voltado exclusivamente a pacientes com problemas respiratórios, números da unidade apontam que 80% dos pacientes diagnosticados com Covid-19 passaram pelo Centro, sendo acolhidos e tratados de forma adequada à enfermidade.
“Nós temos uma média de 40 a 50 atendimentos diários. Dentre esses atendimentos, muitos dos positivos da cidade, algo em torno de 80% – seja atendimento de confirmação da doença ou posterior, ao longo do tratamento”, detalha o diretor clínico do P.A, Fábio Traghetta. Dentro todos os atendimentos, dois foram classificados como casos de urgência e foram transferidos ao hospital de referência.
“Infelizmente, um deles acabou falecendo. Esse paciente também apresentava outras complicações de saúde e a Covid-19 não foi a doença que motivou o óbito. De qualquer forma, requeria atenção médica especial e assim procedemos”, acrescenta Fábio. Até o momento, Balneário Piçarras realizou 1.116 testes para a doença, um total de 4,8% de toda sua população – estimada pelo IBGE em 23.147.
Até o momento, 154 pacientes positivaram para a doença – dos quais 106 já estão curados. “Nossa recomendação é que após a consulta inicial do paciente no Centro de Triagem, que só retorne a unidade em caso de urgência. Essa é uma forma de evitar uma contaminação de pessoas que ainda aguardam pelo resultado”, recomenda Fábio. Ele indica que o paciente use a plataforma de inteligência artificial.
“É um sistema computadorizado que faz o acompanhamento do paciente pós-contaminação. Essa inteligência faz contato com o paciente contaminado e, com base em respostas, recomenda os encaminhamentos necessários”, detalha o médico. Chamado por robô Laura, ele pode ser localizado no canto inferior direito do site coronavirus.picarras.sc.gov.br, plataforma que também funciona para casos suspeitos.
O CENTO DE TRIAGEM
Com uma moderna aparelhagem, o município focou em separar os pacientes habituais do P.A 24h, evitando uma contaminação em massa, e oferecer um atendimento totalmente direcionado ao paciente. O acesso ao Centro é pela Rua Natal Paulo Galastri, fundos do Pronto Atendimento 24h.
Para Fábio, o Centro de Triagem reforça ainda um atendimento voltado exclusivamente as suspeitas.  “Ele direciona o paciente com suspeita a buscar um atendimento totalmente voltado para isso. Ou seja, os profissionais quando estão no Centro de Triagem do Covid estão com a mente totalmente focada para atendimentos de sintomas respiratórios. Isso torna o atendimento muito mais prático, ágil e direcionado a patologias respiratórias”.
No Centro de Triagem Coronavírus, há a sala de “Emergência Respiratória”, que tem capacidade para atender, simultaneamente, até quatro pacientes com dificuldades de respiração. Ela é equipada com quatro respiradores (dois individuais e um duplo), macas, oxigênio, oxímetro, aspirador, material médico hospitalar e medicação específica para o tratamento da doença – além de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores.
Além da criação do Centro de Triagem, a Secretaria de Saúde elevou o número de profissionais que formam o corpo clínico, elevando a agilidade e segurança nos atendimentos. “Criamos essa estratégia para desvincular os pacientes que habitualmente procuram a emergência do Pronto Atendimento daqueles que apresentam sintomas típicos de Covid-19. É uma forma de zelar pela segurança e prevenção no combate à doença. Os números mostram a preocupação das pessoas e também uma decisão administrativa acertada da gestão”, detalha a secretária de Saúde, Regiane Basso. O Centro foi criado com o apoio do hospital particular Nossa Senhora da Penha.