Curiosidades da Águas de Penha: como a água sai do nosso corpo?
O corpo humano tem a incrível capacidade de absorver a água e utilizar o líquido na manutenção de suas atividades vitais. Sem ela, não haveria como sobreviver. A pergunta que fica é: toda água que entra no corpo, sai do organismo? Sim. Caso contrário, seria um enorme ganho de peso todos os dias, já que um litro de água é igual a um quilograma.
E como a água sai do nosso corpo? De diferentes formas, como transpiração, urina e a própria respiração. Conforme um gráfico apresentado pela Agência Nacional de Águas (ANA) a urina é o principal meio de eliminação da água. Em um dia, um ser humano elimina cerca de 1,2 litro de água. Em segundo lugar fica a transpiração, com aproximadamente 600 ml, seguido da respiração – um ser humano exala aproximadamente 400 ml de água ao longo do dia, quando expira. Por fim, a eliminação da água do corpo acontece também por meio da evacuação, são aproximadamente 300 ml.
Sendo assim, perdemos por dia, em condições normais, cerca de 2,5 litros de água. E para recuperar esta água? Consumimos cerca de 1 litro de água, diariamente, só através dos alimentos. Mas grande parte da recomposição da água do corpo acontece da forma mais simples possível: quando bebemos água, devemos ingerir aproximadamente 1,5 litro.
Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, essa é uma das razões que moradores e visitantes podem ingerir a água proveniente do sistema de tratamento sem medo. “Realizamos testes contínuos na água que é distribuída na cidade para garantir cada vez mais segurança à população. A ingestão de água é manutenção de nossa vida e nossos órgãos, por isso nada melhor do que ter a certeza de onde vem esse líquido”, completa ela.
Vale ficar atento para os sinais que o corpo dá quando começa a faltar água. Quando perdemos 1 litro de água, nós sentimos sede. Quando perdemos 2 litros de água temos sede, cansaço e fadiga. Por fim, quando perdemos 3 litros ou mais litros de água, temos a formação de um processo de desidratação e risco de vida.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/