Alunos da Rede Municipal de Ensino de Penha participam de programa internacional de educação ambiental


PUBLICIDADE

A partir do mês de agosto, os alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino participam de um novo desafio: o programa internacional de educação ambiental “Ao Redor da Ibero-América”. O projeto é promovido pela Veolia, empresa de soluções ambientais para cidades e indústrias, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Secretaria de Educação de Penha.

Conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica é o principal objetivo do programa, que chega a sua 10ª edição no Brasil, incluindo as regiões sul, sudeste e nordeste. O tema da edição deste ano é “Aproveitando melhor os recursos: água, resíduos e energia”, e contará com a participação de 105 escolas públicas, de 17 cidades brasileiras.

Ao longo de oito semanas, os professores trabalharão o tema com os alunos, com o objetivo de ampliar a discussão sobre as mudanças climáticas que estão em curso, além de mostrar exemplos concretos sobre o que têm sido feito para reverter este cenário. Os conteúdos incluem atividades em sala de aula, trabalhos em grupo, além de propor o envolvimento da família. No final do programa, os alunos poderão participar de um concurso de redação e desenho, a nível nacional, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula.

A Secretária de Educação, Thyrciane Santana, comemora a iniciativa. “Essa parceria com certeza será de muito sucesso. É um projeto lindo, que envolve toda a comunidade escolar e a família. A ideia é tornar as crianças disseminadoras das informações, agentes de mudanças e defensores do meio ambiente”, pontua.

Premiação

Os três melhores alunos e professores classificados de cada cidade serão premiados com brindes sustentáveis, como bicicletas e kits ecológicos. Já o vencedor nacional ganhará uma viagem com acompanhante para a região conhecida como Eje Cafetero, na Colômbia, local que inspirou o filme Encanto, da Disney. Lá encontrará os outros vencedores da América Latina. Todas as despesas serão custeadas pela Veolia.

A escola e o professor do vencedor nacional também serão premiados. O educador receberá um notebook e uma mochila, e a instituição escolar um kit digital, composto por notebook, projetor e impressora. Ao final do concurso, todas as 6 mil crianças participantes serão contempladas com um brinde oferecido pela Veolia.

 

Imagem: Prefeitura de Penha