ALERTA: chuvas intensas e volumosas devem atingir Penha e região na segunda metade desta semana
Nesta segunda-feira, a influência de um sistema de alta pressão atmosférica mantém a presença de nuvens e chance de chuva fraca/garoa nos extremos do dia na Grande Florianópolis e Litoral Norte de Santa Catarina, devido à circulação marítima, segundo detalha a meteorologista da Defesa Civil de SC, Ana Luiza Dors Wilke. Os ventos sopram com intensidade fraca de direção oeste ao longo do dia, atingido velocidade de 40km/h a partir da tarde em Penha.
Na terça-feira (03), o sol predomina ao longo da manhã e em parte da tarde na maioria das regiões catarinenses, mas entre a tarde e à noite, a nebulosidade aumenta em todas as áreas devido a aproximação de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, que associadas a formação de uma frente fria combinada ao fluxo de calor e umidade proveniente da Amazônia, fornecem condições para o retorno das pancadas de chuva e de temporais a partir da noite.
As instabilidades associadas à formação e passagem da frente fria, juntamente com o fluxo de calor e umidade proveniente do Norte do Brasil se intensificam e avançam pelo estado ao longo da quarta-feira (04), favorecendo a persistência da condição para chuva forte a volumosa e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais em todas as regiões. Na região de Penha, as rajadas de vento devem atingir os 40 km/h, e a chuva prevista é volumosa, em torno de 50mm de precipitação.
Na quinta-feira (05), uma massa de ar seco favorece o retorno do tempo firme no estado, com sol e poucas nuvens, no entanto a chuva volta forte na sexta-feira (06), com previsão de 35mm para este dia, 11mm para o sábado(07) e 52mm para o domingo(08).
Imagem: Defesa Civil/SC