Previsão se confirma e chuvas caem com força sobre Penha nesta quarta; situação deve se agravar na sexta(06) e no sábado(07)


PUBLICIDADE

Conforme a previsão do tempo indicava e já trazido aqui no Penha Online na última semana, a chuva chegou com força na região. Assim, devido à atuação de uma frente fria no estado, chuvas intensas e volumosas ocorrem em todas as regiões catarinenses ao longo desta quarta-feira (04). Com a passagem da frente fria, os ventos viram de quadrante norte para o quadrante sul e as rajadas de vento devem chegar a 50 km/h ao longo da tarde. Uma precipitação de 45mm de chuva está prevista para hoje.

Amanhã, quinta-feira (05), o fluxo de umidade proveniente da região amazônica segue favorecendo a condição de tempo nublado a encoberto; esta condição combinada à circulação marítima mantém o tempo chuvoso ao longo do dia, com breves períodos de melhoria. A chuva tende a ser quatro vezes menor do que o volume previsto para esta quarta, girando em torno de 10mm.

Na sexta-feira (06), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido do norte do país em direção à SC e a presença de sistemas de baixa pressão na atmosfera, favorecem o retorno das fortes instabilidades com condição para chuva pontualmente forte acompanhada de trovoadas e temporais isolados com fortes rajadas de vento, quando o volume de chuva aumenta para 30mm.

A situação deve se agravar no sábado(07) e no domingo(08), quando são previstos 70mm e 60mm de chuva respectivamente. No sábado, uma frente fria com características estacionárias posicionada sobre o estado, além da instabilidade atmosférica e do intenso fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica, contribuem para desenvolvimento de temporais em todas as regiões do estado, com alto risco de ocorrências de alagamento e deslizamentos. No domingo, a frente fria começa a se mover em direção ao Sudeste do país, mas ainda mantém o tempo instável com a ocorrência de chuvas fortes e temporais no estado, especialmente entre o centro/norte e nordeste, com risco alto para ocorrências associadas às chuvas nestas regiões.

Com o deslocamento da frente fria, o sol deve tornar a aparecer na próxima segunda-feira(09).