Chuva deve voltar neste início de semana em Penha e região


PUBLICIDADE

Entre segunda-feira (16) e terça-feira (17), a chuva volta para Penha e região, porém com maior intensidade em especial nas áreas do Grande Oeste de Santa Catarina, além do Planalto Norte, Planalto Sul e no Alto e Médio Vale do Itajaí, onde as tempestades vem acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, com risco moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores e danos a rede elétrica.

Na segunda, a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica e o aprofundamento de uma área de baixa pressão na Argentina fornecem condições para temporais em todo o estado. Os temporais devem iniciar ainda pela madrugada/manhã nas áreas de divisa com o RS e se estendem por SC. Os ventos sopram de quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. A temperatura não deve exceder 24°C no litoral, e é previsto a precipitação de 30mm de chuva para a região de Penha.

Na terça, a formação e passagem de uma frente fria próximo à costa de Santa Catarina reforça as instabilidades já presentes na atmosfera, provocando temporais e favorecendo a condição de chuva intensa e volumosa ao longo do dia, especialmente entre o Grande Oeste e Planalto Norte. Apesar do tempo mais fechado, a temperatura máxima sobe um pouco em Penha e região, chegando a 27°, com previsão de 25mm de chuvas.

Na quarta-feira (18), as instabilidades perdem força, mas ainda deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões, com previsão de 6mm de chuvas para Penha, e queda da temperatura máxima para 22°, que se mantém na quinta-feira(19), quando não há previsão de chuva. A sexta-feira (20) deve ter chuva novamente, apenas 9mm, seguida por um sábado(21) e domingo(22) de tempo aberto e com sol.

 

Imagem: Defesa Civil/SC