Beto Carrero World projeta futuro de expansões, com hotel e área temática inédita


PUBLICIDADE

Em recente matéria do jornal O Globo, Alex Murad, presidente do conselho do Parque Beto Carrero World adiantou que o próximo grande projeto do Parque será uma área nova, “com temática inédita, uma grande expansão dentro do parque”, a ser inaugurada daqui a mais ou menos cinco anos. Alex afirma que a equipe está começando a pensar na próxima área, o que é um processo que não para. Segundo ele, as tendências no setor são muito rápidas, é preciso pensar hoje o que será legal daqui a cinco anos.

Mas, antes disso, os visitantes conhecerão o tão aguardado hotel do Parque. Segundo o executivo, o plano é criar uma opção de hospedagem junto com uma área comercial, uma espécie de boardwalk, como a área de lojas e restaurantes que existe na entrada do complexo Universal Orlando Resort, na Flórida. Ele não detalhou o local nem o porte do novo empreendimento, mas adiantou que espera apresentar o projeto ainda em 2024: “isso sempre esteve no nosso radar, mas considerávamos que não tínhamos um nível de maturidade para isso. Mas, depois de 31 anos de operação, o parque já está consolidado e nos sentimos pronos para essa etapa. Um hotel no parque tornará a visitação de pessoas de fora muito mais fácil e será uma grande mudança de patamar para a gente”.

Enquanto os grandes projetos não saem do papel, o Beto Carrero World continua em transformação. Ao longo do último ano, os frequentadores puderam acompanhar, por exemplo, a mudança de pintura da Big Tower, a estrutura mais alta do parque, que ganhou as cores da área temática de Hot Wheels, da qual em breve fará parte oficialmente. O brinquedo esteve fechado por um período no final do ano passado, passando por uma modernização completa do sistema operacional.

Outro clássico que ganhou uma reforma em seus sistema foi a montanha-russa Star Mountain. Inaugurada em 1993, dois anos após o próprio parque, ela completou 30 anos de serviços prestados com uma atualização em seu sistema operacional, sem diminuir a adrenalina causada pela série de loopings perfeitos.

Quem tem visitado o parque nos últimos anos também pode notar grandes movimentações na área do zoológico. Esta parte, a mais ampla em termos espaciais, está passando por um retrofit lento e gradual, com a substituições dos nichos dos animais por espaços maiores, onde poderão conviver cinco ou seis espécies juntas, num modelo mais parecido com o de zoos mais modernos.

“É uma área muito importante para o parque, os animais eram uma paixão do meu pai. Mas entendemos que, assim como tudo, deveria ser atualizada, e estamos fazendo essas modificações aos poucos para não ter que fechar tudo de uma vez e impedir as pessoas de visitarem. Nossa ideia é focar mais nas espécies do continente africano. Todos os animais vêm de criadouros registrados, ou de projetos de resgate”, explica Alex Murad.

Segundo Murad, o planejamento é que o processo de renovação da área seja concluído em até dois anos, inclusive com uma integração maior com a Ferrovia Dino Magic, o trenzinho que passeia por cenários mágicos, com dinossauros, animais gigantes e tem, em seu ponto alto, o embate entre o caubói Beto Carrero e os assaltantes do Velho Oeste. Um clássico que sobrevive a qualquer transformação.

De acordo com Alex, as atualizações são importantes para manter acesso o interesse do público, que só vem aumentando. Em 2022, o número de visitantes do parque foi de 2,1 milhões de pessoas, um recorde, mesmo considerando o período anterior à pandemia. A última grande inauguração é do começo do ano passado, o Rebuliço, um brinquedo radical, com cadeiras presas a braços mecânicos que fazem movimentos giratórios e de sobe e desce, em plena área temática do Velho Oeste, o coração do parque.

Antes disso, outro importante marco foi a inauguração da área temática da animação “Madagascar”, com show (“Madagascar Circus Show”), um brinquedo (Madagascar Crazy River Adventure) e uma área de alimentação que parecem ter saído das telas dos cinemas.

Na última quinta-feira, dia 12, o Beto Carrero inaugurou a Nerf Mania, após dois anos de planejamento e três de construção. Com três atrações e um restaurante inspirados na linha de brinquedos de água, a Nerf Mania é resultado do maior investimento da história do parque temático. “O parque se transforma todos os dias, seja em pequenas melhorias que fazemos no cenário ou nos brinquedos, seja em áreas como esta, que levou cinco anos para sair do papel e teve um investimento de R$ 100 milhões, o maior que fizemos em 31 anos de operação”, afirma Alex.

O próprio surgimento desta nova área é a prova de que a paisagem de um parque temático está sempre sujeita a modificações. A Nerf Mania fica num espaço nobre, em frente ao lugar que concentra as atrações de Velho Oeste, como o teatro Sonho do Cowboy (que apresenta o famoso espetáculo inspirado em Beto Carrero) e as casinhas do Forte Álamo. Do outro lado está o assustador Portal da Escuridão.

A área é uma parceria entre o Beto Carrero World a gigante da indústria de brinquedos Hasbro. Antes disso, o parque já havia feito uma dobradinha com a Mattel, que produz os carrinhos Hot Wheels, protagonistas de uma área temática no parque desde 2018, com direito ao “Hot Wheels Epic Show”, uma apresentação com pilotos de corrida e dublês que costumam tirar o fôlego do público em duas sessões diárias.

A marca da vez é a Nerf, que nunca havia inspirado uma área em parque temático antes. Ela é famosa por seus lançadores de jatos d’água, e é este o espírito por trás do Super Soaker Splash, um brinquedo que consiste em módulos circulares que giram de maneira independente para direita e esquerda, nos quais as pessoas podem atirar umas nas outras com pequenos canhões de água.

“Alguns anos atrás visitei a Legoland da Flórida com minha família e andamos num brinquedo parecido com este. Achei divertido e a cara do Beto Carrero. Tenho certeza que será o nosso grande sucesso no verão”, aposta Murad.

Outro marco da área, o Spin Blast, já impressiona os visitantes mesmo antes de sua abertura. O disco gigante, com capacidade para 40 pessoas, gira em torno de seu eixo enquanto percorre de ponta a ponta um trilho que o leva para cima e para baixo, num movimento pendular. Durante o período de testes, esse brinquedo pouco usual começou a chamar a atenção de quem passava pelo caminho entre o Forte Álamo e a montanha-russa Star Mountain, aumentando ainda mais a expectativa para a inauguração da atração. Apesar de parecer bastante radical, Murad garante que o disco foi projetado para toda a família (a altura mínima é de 1,20m).

“Antes, para o público brasileiro encontrar personagens como esses, teria que ir para os parques dos Estados Unidos. Nossa ideia sempre foi mostrar que é possível ter atrações de qualidade internacional no país. Acho que temos conseguido”, conclui.

 

Via Por Eduardo Maia, O Globo