Dia de Finados: confira ações para esta quinta-feira(02) em Penha, Balneário Piçarras, Navegantes e Barra Velha


PUBLICIDADE

O Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Penha realiza uma força-tarefa visando ações de conscientização e orientação nos cemitérios municipais. O trabalho tem o intuito de ajudar no controle do Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika. Nesta quinta-feira (02), feriado de Finados, as equipes realizam orientação e conscientização da população com distribuição de folders educativos, visando alertar a população aos possíveis focos de dengue nos cemitérios, evitar o uso de pratinhos de vasos e não colocar flores com embalagens plásticas que possam acumular água. Já na segunda-feira (06), após o feriado, as equipes voltam novamente aos cemitérios para um mutirão de retirada do lixo e de água parada.

Em Balneário Piçarras, a prefeitura preparou uma programação em homenagem aos falecidos. A população está convidada à comparecer no Cemitério Municipal Jardim das Azaleias, às 8:15h, para cerimonial de abertura das celebrações, quando os professores da Banda Municipal Zequinha Cardozo vão tocar saxofone. Às 8:30h, será realizada uma palestra sobre o processo de cremação, com um representante do Crematório Atenas.

Às 9h, se iniciam as celebrações religiosas, com a missa campal da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. Às 10:30h, ocorrerá a soltura de balões em homenagem aos entes queridos. Os balões de material biodegradável vão contar com sementes, simbolizando a vida. Às 11h, a Assembleia de Deus vai dará início a um louvor com o Grupo Fé Milagre. Às 14h, haverá louvor com o Grupo Liderança da Família. Às 15h, a igreja Missão da Fé Apostólica vai realizar um teatro com louvor.

A Secretaria de Saúde vai prestar apoio com tenda informativa sobre prevenção e combate à dengue. As semanas posteriores ao Dia de Finados são críticas com relação à proliferação do mosquito da dengue, devido aos vasos de flores deixados em homenagem aos falecidos. A Vigilância Sanitária vai colaborar com ações de conscientização.

Em Navegantes, os cemitérios municipais do Centro, Machados e Gravatá, estão abertos diariamente das 7h às 18h, a prefeitura informa que é fundamental que as pessoas não coloquem vasos que acumulem água nas sepulturas, para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, febre amarela, zika e chikunguya, conforme estabelecimento de normas para colocação de vasos e floreiras em cemitérios do município de Navegantes, de acordo com a Lei municipal N° 3022 de 19 de agosto de 2015.

Barra Velha também preparou uma programação especial em homenagem aos falecidos no Dia de Finados, em colaboração com a Paróquia Divino Espírito Santo. Uma celebração religiosa está agendada para às 9h, no Cemitério Municipal, conduzida pelo Padre André Schtck Petermann, que incluirá cânticos e orações especiais, proporcionando conforto espiritual a todos que buscam consolo neste dia significativo. Em caso de chuva, a missa será realizada na Paróquia Divino Espírito Santo.

A Secretaria de Saúde solicita o apoio dos visitantes para ajudar no combate à dengue, pedindo que levem flores artificiais ou depositem areia nos vasos, evitando o acúmulo de água parada, o que pode ser um criadouro para o mosquito transmissor. Essa ação solidária ajuda a proteger a saúde de todos enquanto se honra aqueles que já se foram.

Alguns cuidados devem ser tomados:

– Utilize sempre recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;
– Mantenha o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;
– Retire o invólucro de celofane, aquele ‘papel decorativo’ que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água.

Estas são medidas simples que, uma vez adotadas, vão dificultar a procriação do Aedes aegypti.

.

Cemitério em Penha

.

Cemitério em Barra Velha

.

Cemitério em Navegantes

.

Imagem: prefeituras de Penha, Balneário Piçarras, Navegantes e Barra Velha