Navegantes entrega sistema com reservatório de 3 milhões de litros para reforçar abastecimento de água
A Prefeitura de Navegantes entrega, nesta quarta-feira (20), às 17h, o novo sistema de abastecimento de água do Gravatá e Meia Praia, um investimento de mais de R$ 10 milhões e que pode pôr fim ao crônico problema da falta de água na região, principalmente durante o verão. Com o novo sistema, a capacidade de reservação de água do município será aumentada em 150%, passando dos atuais 2 mil m³ para 5 mil m³, o que contribuirá para sanar os problemas de falta de abastecimento por conta da baixa pressão nas tubulações.
O sistema é formado pelo reservatório de 3 milhões de litros de água, a adutora da Av. Prefeito José Juvenal Mafra com 200mm de diâmetro e 1200 metros de comprimento e a adutora Gravatá com 350mm de diâmetro e 2802 metros de comprimento. Além disso, foi contratada uma Estação de Tratamento de Água modular, denominada ETA Pedreiras, que na capacidade total gera um volume adicional de cerca de 4,32 milhões de litros de água por dia. Além de ser a principal fonte de abastecimento do novo reservatório, um dos objetivos da ETA é diversificar as fontes de água do município.
O investimento total da obra foi pouco mais de R$10,2 milhões. Durante a implementação, a equipe técnica, gerenciada pelas engenheiras da Sesan, Carla Dombek e Caroline Hoss, criou uma comissão formada por integrantes da comunidade que sugeriu 10 melhorias que foram todas implementadas.
Segundo o secretário de Saneamento Básico (Sesan), Valério Cesar Gonzaga de Campos, a região que engloba Gravatá e Meia Praia foi escolhida para receber os novos equipamentos por ser, ao longo dos anos, a localidade que mais sofre com as baixas pressões nas redes de distribuição de água tratada, principalmente no verão, e é uma demanda da população há pelo menos 35 anos.
“A construção do reservatório de aço vitrificado simultaneamente com a da Adutora Gravatá elevará a capacidade de reservação de Navegantes em 150%, reforçando o abastecimento da região pelos próximos 20 anos”, finaliza.
.
.
Imagem: Prefeitura de Navegantes