Educação de Penha inicia produção de suportes em PVC para aulas virtuais dos professores


PUBLICIDADE

A equipe da Secretaria de Educação da Prefeitura de Penha iniciou nesta semana a produção de suportes alternativos para telefones celulares, a fim de melhorar a transmissão de vídeo-aulas em período de pandemia. Os suportes são em PVC e com baixo custo, originados em projeto próprio desenvolvido pelos servidores Alcemir e Jandrei.

Segundo a secretária Deise de Souza, os pais cobraram da Educação de Penha uma ferramenta que desse suporte para os professores, para que estes produzissem ou reforçassem suas vídeo-aulas, e que favorecessem a transmissão e explicação de conteúdo.

A princípio, os modelos encontrados em pesquisas na internet eram componentes caros e até difíceis de encontrar – peças de vidro e metal personalizadas para tecnologia se tornavam então proibitivas por conta do custo. “Começamos a fazer um levantamento de como dar o suporte para o professor dar essa vídeo-aula”, pontua Deise. “Alcemir e Jandrei desenvolveram então o suporte próprio”, completa.

O resultado foi uma pequena estrutura de PVC voltada à necessidade do professor, em que ele não precisa necessariamente se expor, mas tem condições de detalhar o conteúdo para graus como Ensino Fundamental 1, 2 e EJA (Jovens e Adultos), e assim, chegando até o aluno, em plataformas como a da Positivo e Educa Penha, usadas na própria secretaria.

“Os pais em casa têm condições de orientar, mas não necessariamente de explicar a matéria. Com esse suporte, o professor dá a aula ao vivo, explicando; o pai só supervisiona”. Deise detalha que a maioria dos profissionais da Educação já dava vídeo-aulas ou orientava através de gravação de voz – esse conteúdo agora será facilitado.

Em geral, cada suporte sai por R$ 7, e garante esse suporte técnico e tecnológico, para auxiliar a maior necessidade, que é o aluno aprender”. O novo suporte resulta de parceria entre Educação, Prefeitura e diretores das unidades. Os diretores de cada unidade de ensino vão distribuir o material, de acordo com a demanda dos professores.