Projeto Recicla Aí inicia cadastramento em Balneário Piçarras
PUBLICIDADE
A Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras, Fundema, começou nesta semana mais uma etapa do Programa “Recicla Aí!”, com visita as residências do bairro Nossa Senhora da Paz para cadastramento de residências interessadas. Ao todo, o município cadastrará 1018 pontos, onde serão instaladas lixeiras com compartimento especial para descarte de lixo orgânico, reciclável e rejeitos. O projeto prevê também distribuição de mudas de árvores para os participantes, promovendo a arborização da cidade.
Os moradores que concordarem em participar do projeto ganharão um conjunto de lixeira com três compartimentos, baldinho de 12L (para o lixo orgânico) e sacolas de lixo azuis (para os recicláveis) e preta (para os rejeitos), que serão entregues mensalmente. Serão 1018 pontos de coleta, sendo 1000 em residências, distribuídas nos bairros Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio, Centro e Itacolomi, e as outras 18 serão instaladas em órgãos municipais. “A prefeitura fará em todos os departamentos públicos a separação do lixo em três frações, buscando trazer essa iniciativa como exemplo a sociedade”, afirma o presidente da Fundema, Marcos Zaleski.
As visitas estão sendo feitas em ruas pré-selecionadas, onde os moradores das casas que estão aptas para receber as lixeiras – residências que tem pelo menos 1,70m de calçada, de forma a atender às recomendações da NBR 9050 que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – são abordados por agentes ambientais. Quem concordar em participar do projeto, ganhará o conjunto de lixeira, que será instalado no local definido pelo morador e agente ambiental. As lixeiras começarão a ser instaladas ainda no mês de agosto, e a entrega será feita em blocos.
O trabalho de visitas e cadastramento está sendo desenvolvido por agentes ambientais com formação superior na área ambiental, contratados através de licitação, pela empresa vencedora Cia do Verde. A previsão é que o cadastro de todos os bairros seja feito até final de setembro.
O projeto prevê ainda o plantio de mudas de árvores bem formadas, com altura mínima de 1,5m. A ideia é promover a arborização da cidade. As mudas distribuídas são de vegetações do Bioma Mata Atlântica, escolhidas com base em manuais de arborização urbana, espécies que não danificam as calçadas, já que suas raízes são pivotantes – vão para o fundo, e não para as laterais. As árvores são o ipê-amarelo, quaresmeira e pata-de-vaca, selecionadas de acordo com a preferência da maioria dos moradores da rua e a disponibilidade da muda.
“Ao plantar as mudas faremos o uso de estacas, para conduzir e dar estabilidade ao crescimento das árvores, confeccionadas com material reciclável. Essa é mais uma etapa inovadora do projeto, estamos substituindo o uso de espécies vegetais como o bambu por uma estaca rígida feita com o lixo produzido no município de Balneário Piçarras. As estacas poderão ser usadas por anos na arborização urbana, além de garantir a sustentabilidade do processo”, explica Marcos.
As ruas pré-definidas no bairro Nossa Senhora da paz são: Ruas das Azaléias, das Begônias, das Camélias, dos Cravos, Linhares, das Hortências, das Orquídeas, das Rosas, Manoel Ferreira, João de Deus Carvalho, Ademar Pedro Ribeiro, Sebastião Pedro Ribeiro e Pedro Antônio Ribeiro, contemplando 366 unidades residenciais.
As ruas pré-definidas no bairro Itacolomi são: Ruas das Orquídeas, Nicolau Wiltenberg e João Holz, contemplando 228 unidades residenciais.
As ruas pré-definidas no Centro são: Ruas Jáguari, Eulálio da Trindade, Caxias do Sul, José Bahia Bittencourt, Natal Galastri, São Bento do Sul, Alberto Cunha, Vicente Furtado, Itália e Ari Tomelin, contemplando 283 unidades residenciais.
As ruas pré-definidas no bairro Santo Antônio são: Ruas Eleotéria Vieira Figueiredo, Felicidade Pinto Figueiredo, Joaquim Timóteo Pereira, Emerenciano Duarte e Adolfo Cabral, contemplando 123 unidades residenciais.
Programa Recicla Aí!
O Programa Recicla Aí!, elaborado pela Fundema de Balneário Piçarras, foi contemplado com mais de R$ 2,7 milhões do Ministério do Meio Ambiente para a aplicação de uma série de atividades em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos do município. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.
Todo o lixo coletado será destinado a Central de Compostagem, instalada no Bairro Nossa Senhora da Paz. Os materiais orgânicos recebidos incluirão vegetais, legumes e alimentos em geral, além de receber galhadas e restos de podas de jardim. Todo o lixo será transformado em composto orgânico (adubo) de alta qualidade.
Além da Central de Compostagem e todo o sistema de coleta de material orgânico, o programa trará a instalação de novos 17 Ecopontos 24h. Na próxima sexta-feira, 13, a Fundema fará a inauguração dos dois primeiros Ecopontos, um na parte de trás da Prefeitura Municipal, e outro na Unidade Básica de Saúde do bairro Itacolomi.