Temporal destelha casas, derruba árvores, causa falta de energia elétrica e tem pelo menos uma vítima fatal em Penha
O intenso temporal que assolou Santa Catarina também teve suas consequências na cidade de Penha na madrugada de hoje, sábado, dia 15. Segundo balanço da Defesa Civil do município, 50 moradores solicitaram ajuda devido ao destelhamento de suas residências. Estão sendo distribuídas lonas para que seja garantida uma proteção provisória contra a chuva num primeiro momento. Não há registro de desabrigados, mas houve pelo menos uma vítima fatal: um jovem morador de Joinville, de 22 anos, que passava o final de semana em Penha, pereceu enquanto pescava com outros dois amigos exatamente durante a ocorrência da tempestade, que registrou ventos entre 100 e 120 km.
O trabalho da Defesa Civil, com ajuda dos bombeiros, polícia militar, secretaria de serviços urbanos e GRASC – Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado – começou já na madrugada e prossegue até o momento. Além da ajuda aos moradores, outra ação importante é a desobstrução de estradas, com pelo menos 10 árvores tendo caído registradas até agora.
A ventania também arrancou fios e derrubou luminárias dos postes em Penha, levando a falta de energia elétrica em todo o município de Penha. A Celesc está atendendo as ocorrências, mas até as 16 horas deste sábado algumas localidades, como parte do bairro de Santa Lídia, ainda estavam sem fornecimento de energia.
Moradores que precisarem de ajuda da Defesa Civil devem recorrer aos telefones 3347-0584 ou 997246380. Eles estarão de plantão inclusive hoje a noite, embora a previsão de chuva é que tenha intensidade bem menor nas próximas horas.