Moradores de Penha aguardam até 5 anos por exames ou consultas; fila de determinado exame passa de 2.800 pessoas


PUBLICIDADE

De tanto recebermos reclamações de moradores de Penha sobre a demora para conseguir exames e consultas em, o Penha Online fez um levantamento sobre as filas de espera para consultas com especialistas e também de exames. Acessamos à fila de espera que encontra-se linkada no site da Prefeitura de Penha e nos deparamos com números apavorantes, confirma a seguir:

Especialistas / pessoas na fila

– Ortopedista: 842
– Psiquiatra: 453
– Otorrinolaringologista: 637
– Neurologista: 341
– Psiquiatra: 453
– Cardiologista: 361
– Ginecologista: 584
– Pediatra: 442

Exames / pessoas na fila

– Doppler: 635 pessoas na fila
– Ultrassonografia: 2803
– Ultrassonografia obstétrico: 36
– Ultrassonografia mama: 25 (desde março de 2019)
– Ultrassonografia aparelho urinário: 59
– Tomografia: 51
– Ressonância magnética: 378
– Endoscopia: 628

E a lista não para por aí, outras especialidades também tem filas enormes.

O secretário de saúde de Penha, Sérgio do Mello, nos relatou a dificuldade em encontrar certos especialistas para contratar como sendo uma das causas.

O secretário cita ainda algumas especialidades, como o pediatra que saiu e foi chamado o último pelo credenciamento. Segundo ele, há um novo credenciamento onde as pessoas já estão se inscrevendo e que logo serão chamadas. Sérgio diz que nunca faltou psiquiatra, que sim o psiquiatra do NAM saiu mas a prefeitura passou a agendar psiquiatra para uma clínica em Camboriú e que não demorava muito. Ainda sobre psiquiatra, afirma que está sendo feito um credenciamento, essas informações ele me passou em 31 de agosto.

O secretário comentou que as pessoas há muito tempo na fila podem ser casos específicos, de pessoas que não foram encontradas quando sua vez chegou.

Por fim o secretário ainda afirmou que consultas com clínico geral nas UBS são rápidas e exames de menor complexidade também.