Fundação de Cultura e Colônia de Pescadores Z-26 abrem inscrições para a 8ª Corrida de Bateiras
A Fundação Cultural, com o apoio da Secretaria da Pesca, Colônia de Pescadores Z-26 e da Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo confirmou a promoção da 8ª Corrida de Bateiras como parte da programação do aniversário de 61 anos de Balneário Piçarras. O evento será dia 14 de dezembro – dia do aniversário do Município – às 8h no Molhe da Barra Sul.
Na edição deste ano, o evento vai homenagear as mulheres do município: aquelas que pescam, manipulam os pescados, esposas dos pescadores, que vendem seus produtos, cuidam das finanças, além de seus afazeres domésticos. Atualmente, 25 mulheres estão cadastradas na Colônia Z26, num total de 75 pescadores. “Todo ano é pensado em alguém para homenagear e como as mulheres são uma figura principal na vida da família pescadora, decidimos homenageá-las nesta edição”, comentou Gildo Klabunde, presidente da Colônia.
Poderão participar das provas todos os pescadores, associados ou não, da Colônia de Pescadores Z26 de Balneário Piçarras, que efetuarem suas inscrições de forma gratuita até o dia 30 de novembro de 2024, na Colônia de Pescadores, localizada na Rua Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nossa Senhora da Paz.
Serão cinco provas em bateiras a remo, o percurso será marcado com bandeiras e boias, num trajeto de aproximadamente 100 metros, entre ida e volta. Vale destacar que todas as provas deverão ter no mínimo cinco embarcações competindo.
Em cada três embarcações inscritas, deve haver a garantia de uma bateira a remo para participar da corrida. O vínculo com a pesca refere-se aos pescadores, familiares e/ou funcionários de empresas de pescados.
Premiações e brindes
Serão distribuídos aos pescadores participantes que fizeram suas inscrições antecipadamente na Colônia de Pescadores, um Troféu 2024 em homenagem às mulheres da pesca, oferecido pela Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras, além de vales de óleo diesel oferecidos por empresários locais.
“A expectativa é que as famílias participem cada vez mais ao longo dos anos, entendendo o motivo pelo qual esse evento é realizado e mobilizando umas às outras para fazer desse evento uma tradição cultural na nossa cidade”, destacou Klabunde.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Iria Lucia Quintino, “a corrida de bateiras tem como objetivo promover a confraternização e a integração dos pescadores artesanais da cidade e seus familiares, além de proporcionar momentos de diversão e lazer aos participantes, aos munícipes e aos visitantes de nossa praia”.
Imagem: PMBP / Divulgação.