Alerta: Quinta dos Açorianos e Icaraí registram casos de dengue antes mesmo do verão em Barra Velha
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha confirmou nesta semana os primeiros casos de dengue registrados antes mesmo do início da temporada de verão. No mês de outubro, a doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti foi confirmada em duas pessoas – o que motivou o Município a iniciar já nesta semana a aplicação de inseticida em áreas de risco no centro e bairros. A Secretaria de Saúde local e sua Vigilância Epidemiológica relembra que em 2023, a temporada de infecções começou apenas em dezembro. O dado mostra a relevância de redobrar os cuidados nas residências.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Juliana Zimmermann, conta a localização das vítimas detectadas: “São duas mulheres com idade entre 25 e 40 anos, moradoras dos bairros Quinta dos Açorianos e Icaraí”, detalha. As pacientes estão em acompanhamento epidemiológico. No entorno das casas delas já foi feita a aplicação de veneno. A secretária de Saúde Lilian Ramos Gervasi explica como foi feita a escolha dos primeiros pontos da ação: “A definição dos locais é estratégica e leva em conta o alto potencial de focos das áreas, como em ferros velhos e depósitos de material para reciclagem”.
De acordo com o agente de endemias Guilherme da Fonseca, neste tipo de serviço o veneno e o manejo utilizado são diferentes do administrado no entorno das casas com pacientes positivos para dengue. “O inseticida usado ao redor das residências infectadas funciona apenas contra o mosquito adulto, ou seja, os prováveis focos ainda precisam ser eliminados”, explica.
Imagem: Prefeitura de Barra Velha