Navegantes será palco da primeira etapa do Brasileiro de Vôlei de Praia em fevereiro
Navegantes será palco da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2025, que acontecerá entre os dias 5 e 12 de fevereiro, na Arena de Eventos do Pontal, no bairro São Pedro. A competição reunirá 190 duplas, totalizando 380 atletas, entre eles nomes consagrados da modalidade, incluindo medalhistas olímpicos e os atuais campeões nacionais. O evento será dividido em duas competições. De 5 a 9 de fevereiro, acontece a etapa adulta, com disputas no Aberto e no Top 16, que reúne as melhores duplas do ranking nacional. Na sequência, entre 9 e 12 de fevereiro, será realizada a primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-19.
Entre os destaques da competição adulta estão os campeões brasileiros Talita/Taiana e Arthur/Adrielson, além de nomes de peso como o campeão olímpico Alison e os ex-atletas olímpicos Carol Solberg, George, Evandro e Arthur Lanci, que disputaram os Jogos de Paris 2024. A estrutura da Arena de Eventos do Pontal contará com quatro quadras de areia, sendo que a quadra central terá arquibancada para cerca de 800 espectadores. O evento também contará com a Vila do Vôlei, espaço de lazer com praça gastronômica e música ao vivo.
A expectativa da organização é que mais de 20 mil pessoas passem por Navegantes durante a competição, impulsionando o turismo e a economia local. “O evento coloca a cidade no roteiro dos grandes eventos esportivos nacionais e traz grande visibilidade para o município”, afirmou o prefeito Liba Fronza. A entrada para os jogos será gratuita, e as partidas serão transmitidas ao vivo pelo Canal Vôlei Brasil, no YouTube. As finais também terão exibição pelos canais SporTV.
O superintendente de Esporte, Ricardo Echelmeier, destaca que o campeonato ajuda a fomentar a cultura esportiva no município, não somente o vôlei de praia, mas ainda outras modalidades esportivas. “Eu vejo que o evento, além de levar o nome de Navegantes para outras fronteiras, também atua de forma decisiva na cultura esportiva navegantina, bem como proporciona entretenimento e lazer para toda a comunidade, o que é fundamental no desenvolvimento e qualidade de vida da cidade”.
Turismo – Um campeonato dessa magnitude naturalmente traz consigo uma grande movimentação de pessoas e, em virtude disso, a expectativa da Secretaria de Turismo de Navegantes é que o evento traga um retorno positivo para o setor turístico da cidade, incluindo toda a cadeia que o envolve, como comércio, hotelaria, bares e restaurantes. “Teremos atletas, delegações técnicas, visitantes que ficarão hospedados no município, utilizarão os nossos serviços, irão conhecer a cidade, irão publicar nas redes sociais, mais pessoas saberão sobre o município, e por aí vai. Tudo isso trará uma grande visibilidade para Navegantes e impactará o setor turístico”, afirma o secretário de Turismo, Luciano Maibuk.
Tabela – A competição começa no dia 5 de fevereiro (quarta-feira) com a categoria adulta. O torneio é dividido em Top 16 – que conta com as 16 duplas mais bem colocadas do ranking nacional – e o Aberto – que reúne oito duplas classificadas pelo ranking e oito vindas do qualifying. Ao todo, 122 duplas estão inscritas nas disputas feminina e masculina. Na categoria sub-19 serão 36 duplas masculinas e 32 femininas.
A lista completa com todas as duplas participantes e tabela completa dos jogos estão disponíveis no site da CBV (https://cbv.com.br/praia/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/).
Os jogos serão abertos ao público, com entrada gratuita, e serão transmitidos ao vivo pelo Canal Vôlei Brasil no YouTube (https://www.youtube.com/@VoleiBrasil1/). As partidas decisivas também serão exibidas pelos canais SporTV.
O local das partidas é a Arena de Eventos do Pontal, localizada na Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral (beira-mar), no bairro São Pedro, próximo ao Espaço de Contemplação.
Estrutura – Nesta semana, foram iniciadas as obras no espaço da Arena de Eventos para receber os jogos. Serão quatro quadras de areia montadas no local, com a arquibancada na quadra central com lotação aproximada de 800 pessoas.
A estrutura segue o mesmo modelo utilizado pela CBV em todos os campeonatos promovidos pela entidade, incluindo o Mundial.
Além das quadras, também será criada a Vila do Vôlei, um espaço de lazer para os atletas e toda a comunidade aproveitarem, incluindo uma praça gastronômica durante todo o dia e música ao vivo à noite.
A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia é organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em parceria com a Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Municipal de Esporte (FME) e da Secretaria de Turismo.
Imagem: Prefeitura de Navegantes