Instituto Ambiental de Navegantes passa a receber denúncias ambientais via WhatsApp
O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) agora dispõe de um novo canal de denúncias, que podem ser feitas pela população por meio do WhatsApp (47) 3185-2015. Ao identificar e denunciar situações que possam se enquadrar como crimes ambientais, a comunidade contribui com a defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável do município. São analisadas pelo IAN as ocorrências que envolvam maus-tratos de animais ou fatos relacionados a espécies silvestres, isto é, aquelas que são protegidas por lei, não podem ser domesticadas e são típicas de ambientes selvagens.
O canal é automatizado e responde às mensagens enviadas com orientações sobre como o procedimento deve ser realizado. Para que os fatos sejam analisados de forma eficiente pelo IAN, é necessário ater-se aos requisitos mínimos, como a razão da denúncia, indicação do endereço da ocorrência, data e horário, dentre outros dados solicitados durante o atendimento pelo WhatsApp. Após o envio das informações, um protocolo de acompanhamento da ocorrência é gerado.
Quanto mais dados e detalhes puderem ser fornecidos, melhor será a apuração da denúncia, assim como a solução do problema. Segundo o superintendente do IAN, Diego Dias, “trata-se de uma ferramenta que busca otimizar os atendimentos, de forma que sejam conduzidos pelas equipes do Instituto com maior celeridade e eficiência na apuração das ocorrências denunciadas”. Por meio do número, qualquer pessoa, desde que legalmente identificada, poderá encaminhar sua denúncia ao Instituto, que garante o sigilo dos dados do denunciante se assim ele optar, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados – 13.709/18.
Dias esclarece que emergências ambientais, por sua vez, devem ser comunicadas diretamente por telefone. São os casos de cenas flagrantes de degradação, identificadas no exato momento em que acontecem. “Se, por exemplo, alguém flagra outra pessoa serrando uma árvore nativa, jogando lixo em áreas de preservação, como a restinga, ou maltratando um animal, é importante que a comunicação seja feita o quanto antes. Assim, o IAN consegue mobilizar suas equipes para impedir a efetivação de danos maiores”, explica. “Nos demais casos, se a ação já foi concluída, o canal de denúncias é o meio mais adequado para registrar a ocorrência”, conclui o superintendente.
Além do registro de denúncias, o canal também pode ser utilizado para o envio de documentos e para agendamento de reuniões com analistas do IAN. Uma vez agendados, os encontros ocorrem toda quinta-feira, na sede do Instituto, localizada na rua Itajaí, 230, no bairro São Domingos. Os atendimentos pelo e-mail ian@navegantes.sc.gov.br continuam sendo prestados e serão respondidos em até três dias úteis, das 13h às 18h.
Imagem: Prefeitura de Navegantes