[VÍDEO] “A consulta que você falta, faz falta para alguém”: campanha visa diminuir faltas em consultas com especialistas sem justificativa ou aviso prévio em Penha


PUBLICIDADE

.

A Secretaria de Saúde de Penha lançou a campanha “A consulta que você falta, faz falta para alguém”, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de comparecer aos agendamentos, cancelar ou reagendar pelo menos 48 horas antes. É fundamental o aviso prévio para que a fila do SUS no município avance, não prejudicando os demais pacientes.

Neste ano, no mês de março, foram 1256 faltas na Policlínica Municipal nas consultas com especialistas. No mês de abril, foram 987 faltas, sendo 160 no acompanhamento psicológico, 139 em consultas de ginecologista e 94 de cardiologista. Já no mês de maio, somente até nesta quarta-feira (08), já são contabilizadas 99 faltas.

“Essas faltas fazem com que os pacientes da fila do SUS sejam prejudicados, tirando a oportunidade de quem está esperando. Caso você não possa comparecer a consulta ou exame, avise com máxima antecedência”, explica a coordenadora da Policlínica Municipal, Sabrina Rodrigues Sackis.

A Secretaria de Saúde também pede que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados na sua Unidade de Saúde, como números de telefones e endereços atualizados. “É fundamental ter os dados cadastrais atualizados para que as equipes consigam entrar em contato caso necessário. É necessário que as pessoas entendam os prejuízos causados ao próximo e a toda rede de saúde pública quando há uma falta sem aviso ou justificativa”, finaliza a Secretária Barbara Juma Lugogo.