A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí inicia a Operação Verão 2022-2023 – NAVSEG: “você conectado a uma navegação segura”
A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí iniciou a Operação Verão 2022-2023 – NAVSEG: “você conectado a uma navegação segura”, com a intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário, em toda a área sob sua jurisdição, compreendida por 23 municípios, entre eles Penha, Barra Velha, Navegantes e Balneário Piçarras. O objetivo da operação é conscientizar condutores e passageiros sobre a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações, e acontece de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, período em que aumenta a intensidade do tráfego de embarcações de esporte e recreio.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí convida a população a participar da Operação Verão, uma vez que a conscientização é tão importante quanto a fiscalização. O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) tem a missão de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores.
Se necessário, faça contato: Disque 185, para emergências marítimas ou fluviais. Ouvidoria: delitajai.ouvidoria@marinha.mil.br
Dicas de segurança
1) Conduza sua embarcação com prudência para evitar acidentes.
2) Se beber, passe o timão para alguém habilitado.
3) Mantenha a distância dos banhistas para evitar acidentes.
4) Mantenha os extintores de incêndio dentro da validade.
5) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo.
6) Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania.
7) Faça a manutenção correta da sua embarcação.
8) Antes de sair, informe o seu plano de navegação ao iate, marina ou condomínio.
9) Respeite a vida, seja solidário, preste socorro.
10) Não polua nossos mares e rios.
Todos os anos, entre os meses de dezembro e fevereiro, período de aumento das atividades náuticas, a Marinha do Brasil (MB) promove a “Operação Verão”. Com ações de fiscalização e divulgação de campanhas educativas em todos os rios navegáveis e litoral brasileiro, a Autoridade Marítima atua por meio das Capitanias dos Portos e suas Delegacias e Agências subordinadas, tendo como foco um mesmo objetivo: conscientizar condutores e passageiros sobre as boas práticas para uma navegação segura.
De modo a contribuir para o cumprimento dessa missão, a Diretoria de Portos e Costas convidou as Entidades Náuticas a reforçarem ainda mais esta corrente da segurança da navegação. A partir de agora, antes do início das viagens, as Entidades Náuticas deverão orientar os condutores sobre o material de salvatagem de uso obrigatório, bem como da necessidade de estar de posse da documentação, na validade, tanto da Habilitação do condutor quanto da Inscrição da embarcação. Além disso, as Entidades Náuticas também deverão verificar se o condutor informou o seu “Plano de Viagem” por meio do “Aviso de Saída” (modelo constante da NORMAM), cujo objetivo é deixar a Entidade Náutica ciente da intenção do roteiro de viagem da embarcação e para que, em caso de necessidade, possa acionar a Capitania dos Portos, que saberá por onde iniciar as buscas.
É a Marinha do Brasil unindo esforços com as Entidades Náuticas para que o cidadão tenha uma navegação cada vez mais segura.