Um abaixo-assinado foi criado para se manifestar contrário a recente proposta da Prefeitura de Navegantes para podar a restinga da orla da cidade, sob alegação de que o local está sendo usado para práticas de crimes, esconderijo para moradores de rua e para atos de importunação sexual. Na última semana, representantes da Prefeitura se reuniram com representantes do Ministério Público Federal, em busca de autorização para a poda. No abaixo-assinado, os autores do documento detalham:
.
“Entendemos que essa não é a solução para resolver os problemas de Segurança Pública. A poda parcial ou drástica de um ecossistema natural não substitui políticas públicas eficientes, tampouco pode justificar a destruição de um patrimônio ambiental que foi recuperado por meio de um projeto de compensação ambiental iniciado há cerca de 10 anos. Vale lembrar que as raízes das árvores de restinga, especialmente as espécies com raízes profundas e expansivas, ajudam a fixar a areia das dunas, impedindo que sejam removidas pelo vento e pela água do mar. É crucial que busquemos soluções alternativas para os problemas sociais em nossa comunidade sem destruir nosso precioso ecossistema. A restinga abriga uma biodiversidade valiosa e protegida por lei federal – a Lei da Mata Atlântica (12.651/2012). Além disso, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a restinga desempenha um importante papel na proteção contra a erosão costeira, ajudando a manter a estabilidade das praias. Devemos perceber que a poda pode causar danos irreparáveis, o que seria uma perda incalculável para a biodiversidade e para a nossa cidade. Façamos ouvir a nossa voz: a prefeitura deve encontrar uma solução que não sacrifique nosso meio ambiente. Peço a você para assinar este abaixo-assinado, expressando sua oposição à proposta de poda. Nossa restinga e nossa cidade merecem nossa proteção. Por isso, assine e compartilhe esta petição”.
.
O documento pode ser assinado por este link https://www.change.org/p/abaixo-assinado-contra-a-poda-da-restinga-na-orla-de-navegantes-sc