Um abaixo-assinado criado por moradores de Penha, está pedindo por uma cidade ambientalmente mais sustentável, e consequentemente a não verticalização da orla de Armação do Itapocorói.
“Somos moradores, empreendedores e visitantes de Penha que entendem que a vocação turística do município decorre de suas paisagens naturais (praias e Mata Atlântica) e de suas riquezas históricas e culturais. No entanto, temos vivenciado um aumento considerável de empreendimentos imobiliários com números ilimitados de pavimentos formando um paredão próximo à orla e colocando em risco a capacidade de suporte do município. Enfrentamos falta de água, carência de balneabilidade, problemas de mobilidade urbana e consequências de eventos climáticos adversos. Somos a favor de um desenvolvimento sustentável com planejamento adequado, valorizando as características naturais e culturais locais, incluindo a atividade tradicional da pesca artesanal”, diz Eric Sanches Simões, que criou o abaixo-assinado para pressionar Conselho da Cidade de Penha.
O documento solicita a alteração da Lei Complementar nº 02/2007 (Plano Diretor), quanto ao estabelecimento de número livre de pavimentos de edificação dada a localização a partir de 100 metros da linha da praia no Setor Especial da Orla – Macrozona Urbana de Qualificação – Trecho entre as ruas João Inácio de Souza e a Itajaí. “Este escalonamento deve seguir conforme o restante dessa Macrozona Urbana de Qualificação, ou seja, 24 metros de altura. Por fim, somos contrários a novos licenciamentos com gabarito livre nessa situação (a partir de 100 metros da linha da praia no Setor Especial da Orla), até que essa questão do Plano Diretor seja revista e readequada, garantindo assim um desenvolvimento mais justo, ecologicamente correto e com qualidade de vida”, complementa.
Para participar do movimento, basta clicar no link https://chng.it/NpSMDKvq e deixar sua assinatura através do preenchimento do campos solicitados.