O sistema de abastecimento do bairro São Miguel em Penha vai contar com mais um poço tubular de grande profundidade. A Águas de Penha vai colocar em funcionamento um equipamento que estava desativado, localizado no bairro São Miguel. Com a entrada em operação de mais este poço, o sistema de abastecimento da cidade passará a contar com 11 poços artesianos, dois deles no próprio bairro de São Miguel.
Segundo a gestora operacional da Águas de Penha, Fernanda Barreto, a estimativa é que o poço promova um incremento de 4,3 metros cúbicos de água por hora. A reativação faz parte do plano de ação da concessionária previsto para o verão 2021, que contempla ainda a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Santa Lídia. A estação vai promover um incremento de 70 litros por segundo de água tratada à cidade, amenizando o risco de desabastecimento no verão.
A água deste poço passou pelas as análises recomendadas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente com o objetivo de verificar se qualidade se enquadra nas exigências do Ministério da Saúde. Os poços em funcionamento na cidade estão localizados em pontos estratégicos – as chamadas ponta de rede – e reforçam o abastecimento à população.