Abril Laranja reforça importância do combate aos maus-tratos e abandono de animais


PUBLICIDADE

Abril Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção da crueldade contra os animais. A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade no cuidado com os pets, promovendo o combate ao abandono, aos maus-tratos e incentivando a adoção e o respeito à vida animal.

A secretária de Proteção e Cuidado Animal, Sol Dapper, destaca que em Navegantes, o mês ganha ainda mais relevância diante dos avanços expressivos realizados pelo município na implementação de políticas públicas voltadas ao bem-estar dos animais. Nos últimos quatro anos, o Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) promoveu cerca de 14.800 castrações, o que representa uma média de 3.700 procedimentos por ano, ou seja, dez vezes mais do que o registrado entre 2014 e 2020, quando o número total não passava de 2 mil, com uma média anual de 333 castrações.

Além da castração, fundamental para o manejo populacional e prevenção do abandono, o Daba também tem atuado fortemente em atendimentos clínicos e emergenciais. São realizadas em média, duas cirurgias por dia, enquanto consultas somam cerca de 25 por dia. Exames chegam a dez diariamente e o setor realiza, ainda, quatro internações por dia, mantendo um padrão de cuidado e atenção constante aos animais atendidos.
Navegantes é um dos poucos municípios no Brasil que oferece serviço de resgate de animais 24 horas por dia, contribuindo com a mitigação do sofrimento animal e dando encaminhamento às autoridades competentes ao combate de maus-tratos.

Esses dados revelam o compromisso do município com políticas públicas de proteção animal, e ainda, mostram como a gestão eficiente e comprometida, pode contribuir diretamente para a redução do sofrimento animal e para o fortalecimento de uma cultura de respeito e empatia.

O Abril Laranja é um momento importante para refletir sobre nossas atitudes em relação aos animais e lembrar que todos têm o dever de denunciar casos de maus-tratos. “Em Navegantes, o exemplo está sendo dado por meio de ações práticas e contínuas, que vão muito além da conscientização, são verdadeiras demonstrações de cuidado com aqueles que não têm voz, mas têm direitos e merecem respeito”, destaca a secretária.

Vale ressaltar que maus-tratos e abandono de animais são crimes. Pela Lei Federal 14.064/2020, a pena pode variar de dois a cinco anos de prisão.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones (47) 3185-2015 e 190, pelo e-mail contato.spca@navegantes.sc.gov.br ou via boletim de ocorrência online, com opção de anonimato, pelo site Delegacia Virtual de SC.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes