Ações contra a violência e exploração sexual infanto-juvenil atingiu mais de mil pessoas em Penha, afirma prefeitura


PUBLICIDADE

A 1ª caminhada contra a violência e à exploração sexual infanto-juvenil em Penha aconteceu nesta sexta-feira (22). A ação, realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, e com apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), mobilizou cerca de 500 pessoas, visando conscientizar a população sobre o tema em alusão ao “Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-juvenil” – 24 de setembro – instituído através do Decreto Lei 3.644/01.

A saída aconteceu na Igreja Matriz e seguiu até a Secretaria de Assistência Social, com entrega de materiais informativos sobre o tema e falas direcionadas à comunidade com auxílio de um carro de som, com auxílio do DetranPen na organização do trânsito. O Secretário de Assistência Social, Sérgio Mello, garante que o objetivo foi alcançado com sucesso: “a ação claramente obteve apoio das pessoas para prevenir situações de violência que possam ser praticadas contra crianças e adolescentes. Durante a divulgação dos três dias de campanha da caminhada, alcançamos cerca de mil pessoas, o que nos dá a certeza de que teremos muitas ações como essa de forma regular no município”, pontua.

Alunos da Escola Municipal Rubens João de Souza, Giulia Morcelles Simetti, de 13 anos, e Pedro Henrique Tavares, de 12 anos, representaram todas as crianças e adolescentes de Penha. “Nós viemos reforçar os tipos de violência, os bons e maus toques e acima de tudo falar que a criança é inocente e a culpa não é da vítima”, diz Giulia. Pedro reforça ainda o material distribuído: “material completo informativo para as crianças colorirem e se informarem”.

Para a Psicopedagoga e Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Elisa de Souza, “as crianças são conscientes dos seus direitos e deveres, com pensamento humanizado e político sobre o assunto, por isso a importância de se tratar o tema. A adesão foi muito bacana da população, com pessoas que pararam para ouvir e apoiaram a ideia”.

AÇÕES NO MÊS DE SETEMBRO

As ações no mês de setembro seguiram um cronograma semanal de visitação escolar, com apoio técnico do CRAS, CREAS, Secretaria de Assistência Social, CMDCA, Secretaria de Educação, professores e alunos da escola Rubens João de Souza, além da APAE de Penha.

O município de Penha atua com a prevenção através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e com o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), com o atendimento e acompanhamento das situações de violência com esse público.

O Governo Municipal ainda destaca a importância de denunciar casos de abuso sexual para que a vítima e a família recebam os atendimentos especializados. Em caso de suspeita ou confirmação, a denúncia pode ser informada ao Conselho Tutelar (47) 3345- 4982 ou Disk 100.

 

Imagem: Prefeitura de Penha