A partir desta quarta-feira (13), a força-tarefa de fiscalização e combate ao coronavírus intensificou as atividades de conscientização em comércios e passou a adotar medidas de suspensão de atividades em casos de descumprimentos. As novas ações foram acatadas após a decisão do comitê gestor do Covid-19 em reunião na última segunda-feira (11).
A fiscalização, realizada diariamente desde abril, agora passará a visitar mais estabelecimentos em um mesmo dia. A ação é uma parceria entre Defesa Civil, Polícia Militar e a Vigilância Sanitária que passaram a notificar comércios que descumprirem com as medidas.
“Nesta nova incursão os estabelecimentos que forem flagrados descumprindo as medidas de combate e prevenção poderão até levar suspensão das atividades dos transgressores”, explica a Coordenadora da Defesa Civil, Carla Krug.
Para conscientizar os estabelecimentos sobre as medidas a serem adotadas, a força-tarefa está contando com o apoio das Secretarias Municipais. As ações incluem a visita presencial diária em comércios e a distribuição de mais de mil cartazes para serem colados em portas de estabelecimentos.
“A conscientização sobre medidas de prevenção é o melhor remédio para evitarmos o alto índice de contágio do coronavírus no município e os estabelecimentos é onde há maior fluxo de pessoas”, explica a secretária de Saúde, Regiane Basso.
A Defesa Civil também conta com um número para denúncia em casos de irregularidade de medidas de prevenção e combate ao Covid-19, através do número e WhatsApp (47) 9 9155-0450.