O fechamento do aeroporto de Navegantes no domingo(04) refletiu no funcionamento do espaço na manhã desta segunda-feira(05), quando ao menos sete voos foram cancelados. A formação de nevoeiro impede as operações desde a tarde de domingo e, sem aeronave em solo catarinense, não houve saídas com destino a São Paulo no amanhecer desta segunda. Passageiros que foram ao aeroporto neste começo de semana receberam a informação de que uma “neblina marítima” voltou a afetar os pousos e decolagens. O nevoeiro prejudicou as viagens para diferentes aeroportos de São Paulo.
Com o contratempo, filas se formaram nos salões de embarque, que ficaram lotados. Pessoas esperaram uma solução sentadas no chão, mas ainda não há previsão da volta à normalidade nas operações, que estão ocorrendo com uso de instrumentos, conforme apurou a jornalista Bianca Bertoli, da NSC TV.
Neblina ou nevoeiro nada mais é do que uma nuvem densa que se forma em uma camada muito baixa, o que reduz drasticamente a visibilidade tanto na vertical, quanto na horizontal. A tendência é que os nevoeiros se dissipem gradualmente ao longo do dia, permitindo a elevação das temperaturas, mas é possível que eles permaneçam um dia inteiro. “Essa é uma situação bastante comum nesta época do ano e ocorre por conta do resfriamento no período noturno e pela maior presença de umidade nessas áreas”, explicou em outro momento a meteorologista da Defesa Civil do Estado, Nicole dos Reis.
Imagem: CCR Aeroportos / ilustrativa / arquivo