Água de Penha investe em tecnologia de geofonamento


PUBLICIDADE

Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, garantir a segurança da distribuição e melhorar a disponibilidade do recurso, a Águas Penha mapeia o sistema de distribuição de água nas ruas da cidade, andando por bairros inteiros e buscando ruídos no solo que apontem vazamentos. Um trabalho extremamente minucioso, com um aparelho chamado geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio dos médicos. Nele, os profissionais da empresa caminham “ouvindo” a água que passa por dentro da rede de abastecimento.

 

A tecnologia busca garantir um abastecimento contínuo e ainda assegurar a qualidade da água que é oferecida. A vistoria é feita à noite por conta do ruído e menos interferência de barulhos, principalmente do trânsito.

 

Uma das principais causas que aumentam as perdas durante a distribuição de água tratada são os vazamentos (visíveis e ocultos). Outra causa que é bastante comum e relevante são os furtos de água. “A utilização do geofone, além de combater o desperdício na rede, beneficia o meio ambiente e a população, uma vez que propicia uma menor retirada de água dos mananciais, consequentemente aumentando também a sua disponibilidade”, pontua Fernanda Barreto, gestora operacional da concessionária Águas de Penha.