Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Água do Rio Luiz Alves, que viria a abastecer Penha, pode estar indo para Navegantes

Na última quinta-feira (30) o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, divulgou uma informação muito positiva para os navegantinos, porém preocupante para os penhenses. Liba esteve em Brasília visitando a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos, juntamente do prefeito de Luiz Alves, Marcos Pedro.

Nesta reunião, os prefeitos conheceram alternativas para uma parceria público-privada em busca de um benefício relacionado à concessão de água. “A partir de um consórcio público intermunicipal, queremos melhorar a realidade do saneamento básico e trazer mais qualidade de vida para os moradores de ambos os municípios”, comentou Liba.

Atualmente Navegantes depende de Itajaí para colocar água na torneira do munícipe e não obstante, encontra problemas diversos no abastecimento, uma vez que Itajaí ao se deparar com situações adversas, vem a priorizar o o fornecimento de água aos seus moradores. Deste mesmo modo age a CASAN diante da escassez de água no Rio Piçarras, diminuindo o fornecimento de água para Penha, priorizando Balneário Piçarras.

Desde 2017, a Águas de Penha vem cogitando comprar água do Rio Luiz Alves, para tornar o município penhense autossuficiente e independente da CASAN, no entanto, os entraves e embates jurídicos entre concessionária e Prefeitura se arrastam e impedem que as tratativas do assunto voltem à mesa de discussão. Recentemente ambos lados se reuniram na Câmara de Vereadores e após um verdadeiro show de bate-boca, aparentemente chegaram a um acordo para iniciar as tratativas para construção da estação de tratamento de esgoto para as localidades do Gravatá e São Miguel, deixando ainda mais distante a solução para a falta de água, que seria a conclusão das negociações com Luiz Alves.

Brecha dada, o município de Navegantes agora entra na disputa e, estando desimpedido, tem tudo para tomar a frente de Penha e fechar com Luiz Alves o fornecimento de água do rio que corta a cidade luiz alvense, deixando Penha literalmente a ver navios.