Água mais cara: Águas de Penha confirma que vai reajustar tarifas em 20%


PUBLICIDADE

O secretário de governo da prefeitura de Penha, Duda Bueno, falou ao Penha Online que o governo recebeu um ofício da Águas de Penha, solicitando o reajuste de 20% na tarifa. Este reajuste estava previsto no contrato assinado em 2015 entre a concessionária e a gestão anterior Prefeitura de Penha, dando conta de que no segundo ano, após construção de um reservatório, este aumento seria implantado.

Duda diz que o prefeito Aquiles não concorda com o reajuste devido às faltas que Águas de Penha ainda gera para com a comunidade; e apesar dos investimentos, a concessionária falhou ao fazer o reservatório somente no quarto ano, e não no segundo ano, como rezava o acordo.

O Penha Online recebeu a informação da Águas de Penha:

“A concessionária Águas de Penha esclarece que a revisão tarifária corresponde ao implemento de condição contratual de aumento de reservacão emergencial da ordem de 2.000 metros cúbicos e tem o objetivo de manter o reequilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão, atualizando o preços dos serviços previsto no contrato, correspondendo na tarifa mínima a R$ 0,82 centavos por metro cúbico consumido.

Conforme o contrato, o aumento se dá após a conclusão da realização do novo reservatório. Cumpre ressaltar, que desde que assumiu os serviços de concessão, a Águas de Penha investiu mais de R$ 17 milhões no município, ampliando a rede de distribuição em 10 quilômetros, implementando 1300 novas ligações. O número de novas ligações corresponde ao atendimento de cerca de 5,2 mil novos consumidores, pessoas que antes não eram beneficiadas pelo sistema de abastecimento.

Juntamente com o novo reservatório estão sendo realizadas obras de melhorias no sistema de distribuição, incluindo a instalação de oito estações de bombeamento de água e três quilômetros de reforço de rede e ativação de quatro poços artesianos. Também estão previstos nos investimentos para Penha para os próximos anos, recursos que vão levar mais benefícios para moradores e turistas.”

 

Alex Rech – Penha Online