Águas de Penha afirma que bateu recorde na oferta de água para turistas e moradores em Penha
A Águas de Penha emitiu nota nesta segunda-feira afirmando que bateu recorde na distribuição de água no mês de dezembro, quando atingiu o volume de mais de 321 milhões de litros. A oferta garantiu o abastecimento de moradores e turistas do município durante o período de maior consumo do ano e, pela segunda vez consecutiva, pôs fim ao histórico de dificuldade de abastecimento na cidade por ocasião do Natal e Réveillon.
Na comparação com o ano passado, a concessionária afirma que distribuiu 19% a mais de água potável no mês de dezembro, o que corresponde a 51 milhões de litros. Em 2019, além de várias outras intervenções, a companhia lembra que investiu em um grande reservatório de água de 2 milhões de litros e, em 2020, implantou uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para reforçar o atendimento no período de verão, com capacidade de tratar 1,5 milhão de litros de água diariamente. Em 2021 uma nova captação de água e a ampliação do tratamento no bairro Santa Lídia ajustou o quantitativo de água necessário para o atendimento. Soma-se a estes investimentos a perfuração de mais um novo poço de captação para garantir mais água à população.
Na cidade, a Águas de Penha também instalou um reservatório contêiner, inovação em Santa Catarina, que dá suporte ao abastecimento nos bairros São Cristóvão e São Nicolau. Nesta temporada, a concessionária também automatizou 11 poços artesianos e oito boosters que integram o sistema visando maior controle de dados diretamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
Com foco na qualidade da água, seis poços passaram por limpeza. Além disso, utilizando um procedimento inovador, mergulhadores fizeram limpeza nos reservatórios da cidade. Durante o ano também foram realizadas ações de combate a perdas no sistema de distribuição e, com a utilização de uma equipe especializada, foi realizado um trabalho de inspeção nas ruas da cidade durante o período noturno com escuta eletrônica (geofone) para identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram na superfície do solo, além da modernização do parque de hidrômetros com a troca de equipamentos antigos.
Verão histórico
Com queda expressiva sobre queixas de dificuldade de abastecimento no período de festas de fim de ano, a Águas de Penha caminha para um verão histórico. De acordo com a líder comunitária da região do Quilombo, Maria Elisabete Volles, a cidade registrou uma das melhores passagens de ano no que se refere a oferta de água. “Não tivemos nenhuma reclamação”, disse. Ainda segundo Maria Elisabete, desde novembro quando começou a preparar a casa para a temporada não enfrentou qualquer tipo de problema referente ao abastecimento.
Conforme o vereador Maurício da Costa (Lito), presidente da Câmara de Vereadores de Penha, no que se refere a oferta de água no período de maior consumo, foi o melhor ano da história do município. “Tivemos apenas uma reclamação, que foi rapidamente resolvida pela equipe da concessionária”, disse. Conforme o vereador, o abastecimento teve uma evolução com a construção da ETA Penha 2020 e, agora, na temporada 2021/2022, a concessionária cumpriu todos os objetivos previstos no Plano de Verão apresentado ao Legislativo. “Acredito que, no que se refere a oferta de água estamos bem resolvidos. O próximo passo agora é solucionar a questão do esgoto, mas sabemos que é um passo de cada vez”, completou.
“A vocação turística da cidade está consolidada pelo número expressivo de visitantes, por ser a capital do entretenimento ao contar com o Parque Beto Carreiro World, além de ostentar o título de capital do Marisco e dos selos de bandeira azul para algumas de suas praias. O bom atendimento é reflexo das obras, de uma operação de sistemas de abastecimento estratégica, treinamento intensivo de nossos colaboradores e reflete o resultado da nossa preparação para o verão com foco em melhoria contínua para atender o município”, acrescenta a presidente da Águas de Penha.
“Nossa missão é realizar a operação do sistema de abastecimento de água com excelência, buscando mais qualidade de vida para os munícipes de Penha”, completa Reginalva. Vale ressaltar também, segundo a presidente da empresa, a importância da participação da população, que acatou a orientação da concessionária para reservar e economizar água durante o período de maior consumo.
Imagem: Águas de Penha