Águas de Penha esclarece que cloro não deixa a água branca
O tratamento da água é composto pela adição de alguns produtos químicos, como o cloro. Muitas pessoas acreditam que o cloro, quando usado em muita quantidade, deixa a água tratada “branca”. Contudo, isso não é verdade. A água que passa por tratamento é rigorosamente testada e analisada, conforme explica a Águas de Penha.
“Muitas pessoas podem pensar que a água potável apresenta uma aparência branca por causa da alta concentração de cloro. Entretanto, isso não é verdade, pois o cloro é transparente”, explica o coordenador de operações da Águas de Penha, Vilmar Pereira da Silva Junior.
Esse produto químico é um eficiente desinfetante, e o Ministério da Saúde exige a presença de cloro em baixas concentrações na água distribuída para prevenir a ocorrência de eventuais contaminações nas tubulações de distribuição.
O fenômeno da “água branca” pode ocorrer devido à presença de ar dissolvido na água, muito comum em sistemas que alta pressão. Um bom exemplo disso é aquela espécie de espuma branca que podemos observar na superfície de cachoeiras e rios turbulentos.
Quando isso acontecer com a água potável, o consumidor pode fazer um simples teste. É só deixá-la em repouso em um recipiente por dois minutos. Após esse pequeno tempo de espera, ela voltará a ficar transparente.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/.