Fortalecendo seu compromisso com os princípios da ESG, a concessionária Águas de Penha vem ampliando o uso de energia renovável para tratar o esgoto e levar água para os consumidores do município e hoje chega a 40% do consumo de energia. Com a adoção da utilização de energia renovável em seus processos de distribuição de água e tratamento de esgoto, a concessionária dá mais um passo rumo ao alcance de uma matriz elétrica 100% renovável, contribuindo ainda mais para a redução de emissões de carbono.
Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Águas de Penha, Henrique Gonçalves Mendes, para que as concessionárias atingissem o índice de 40% de uso de energia limpa, foi necessária uma série de adequações nas instalações operacionais e parcerias com fornecedores.
Henrique acrescenta que o uso de energia proveniente do mercado livre de energia e de geração distribuídas está em linha com o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS7) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como foco a garantia de acesso à energia limpa para todas as pessoas até 2030.
Sabia mais
O Ambiente de Contratação Livre (ACL) segue em expansão no Setor Elétrico Brasileiro. Em 2022, o mercado livre de energia identificou um aumento de 17% no número de unidades consumidoras. O consumo nesse ambiente ultrapassou os 24 mil MWmed, representando 37% de toda a energia consumida no país. Além disso, 61% da geração de energia das fontes renováveis incentivadas atende o mercado livre.
Já a geração distribuída no Brasil já aumentou 2.5 GW de janeiro a abril deste ano, segundo a Agencia Reguladora (ANEEL). Geração distribuída é quando os consumidores geram energia para consumo próprio, principalmente a partir de placas solares. Os projetos têm acesso à rede de distribuição e injetam no sistema o excedente da energia gerada.