A alta tecnologia já chegou no universo do saneamento básico: óculos de visão tridimensional, mapas em terceira dimensão e inteligência artificial na operação do sistema são só alguns exemplos de investimentos em tecnologia realizados pela Águas de Penha. Nos últimos dias a concessionária inovou mais uma vez, a empresa modernizou os protocolos de qualidade da água.
A análise da água tratada continua ocorrendo em diferentes formas: coletas diárias, semanais e mensais produzidas por equipes internas e empresas terceirizadas, conforme determina a Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde. O que mudou foi a forma como a empresa registra essas análises – a partir de agora, os dados são inseridos em uma plataforma online, preenchida pelo celular ou notebook, conforme explica Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Regional SC.
“Essa plataforma nos dá mais confiabilidade, os dados não podem ser alterados e toda análise precisa ser validada por um supervisor. Além disso, é possível rastrear as informações, quem inseriu, dada que inseriu, etc. É a tecnologia agindo em favor do abastecimento”, explica ele.
Ainda conforme o coordenador, os operadores das estações fazem a inserção no sistema, que permite a gestão dos dados monitorados pelas análises. “A administração assertiva dos dados traz como consequência a melhora na qualidade da água distribuída, afetando diretamente a vida dos moradores”, completa.
Investimentos em tecnologia são um dos pilares de atuação da Águas de Penha e vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo número nove, por exemplo, propõe o desenvolvimento da indústria, inovação e infraestrutura aliadas à sustentabilidade e resiliência.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/