Cerca de 70 a 75% do corpo humano é formado por água. O mais curioso é que, à medida que envelhecemos, essa proporção diminui: entre os 40 e os 60 anos, por exemplo, a porcentagem de água cai para 50 a 58%. Mesmo perdendo água com o aumento da idade, ainda assim mantemos mais da metade do nosso corpo constituído por água.
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), essa água entra no corpo humano de diferentes maneiras como a ingestão de líquidos (47% como água, sucos), ingestão de alimentos (39%, especialmente os vegetais) e absorção por meio da respiração celular (14%).
Cada órgão do nosso corpo também é responsável por determinada “demanda” de água, que variam de um para o outro. Os órgãos com mais água são os pulmões e o fígado, seguidos pelos rins, sangue e posteriormente o cérebro, os músculos e o coração.
Cérebro: 75% de água
Pulmões: 86% de água
Coração: 75% de água
Músculos: 75% de água
Sangue: 81% de água
Rins: 83% de água
Fígado: 86% de água
Para a manutenção dos órgãos, portanto, é essencial que a população beba água tratada e de qualidade. “Além de auxiliar nas causas ambientais, com a destinação e usos corretos da água, também estamos focados na saúde dos moradores. Sabemos que cada R$1 real investido no saneamento representa economia de R$4 reais na saúde pública, por isso nossa preocupação em garantir a universalização do abastecimento com qualidade”, completa Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/