Águas de Penha promete reservatório móvel para atender bairros São Cristóvão e São Nicolau no verão
A Águas de Penha emitiu nota à imprensa na manhã desta segunda-feira onde informa que vai instalar um reservatório modular, do tipo contêiner, para reforçar a oferta de água e estabilizar as pressões nos bairros São Cristóvão e São Nicolau durante o verão.
Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, explica que a concessionária tomou a decisão de otimizar o abastecimento com a implantação deste reservatório por primar pela melhoria continua na distribuição de água tratada à população: “a instalação do reservatório também atende um clamor da Câmara de Vereadores de Penha, com o objetivo de melhorar as condições de abastecimento nos dois bairros”, acrescenta Reginalva. O uso do equipamento é inédito em Santa Catarina e reforça a preocupação da concessionária em oferecer um serviço cada vez melhor.
Os dois bairros estão entre os mais distantes do centro de distribuição de água. Com o aumento da população flutuante e da temperatura, a demanda por água também se intensifica e, por isso, a Águas de Penha elaborou um conjunto de medidas para atenuar, de forma preventiva, os efeitos do maior consumo de água tratada nos meses mais quentes do ano.
O equipamento tem capacidade para 70 mil litros de água. “A instalação do reservatório móvel é uma das medidas adotadas pela concessionária em busca aumentar a oferta de água à população e os veranistas durante a temporada”, explica o coordenador operacional da Águas de Penha, Gabriel Fasola.
O reservatório possui conjunto motor-bomba que permite pressurizar melhor a rede. Apesar dos investimentos da concessionária é importante que os moradores de Penha tenham reservação própria (caixas d´água) para segurança hídrica em caso de uma eventualidade. A concessionária também recomenda aos moradores que evitem o desperdício de água tratada. Apesar dos investimentos, a concessionária também recomenda aos moradores que evitem o desperdício de água tratada.
Mudanças simples de hábitos são fundamentais para preservação dos recursos hídricos ao longo de todo o ano, especialmente no verão. Confira algumas dicas importantes para praticar o consumo consciente:
– Atenção a vazamentos nas residências: um buraco de 2 milímetros, desperdiça 96 mil litros de água por mês
– Substitua a mangueira pelo balde. Quatro baldes de água já são suficientes para lavar seu carro. Se o objetivo é regar as plantas, há alternativas mais econômicas. Substituir a mangueira pelo regador gera economia de 96 litros de água em 10 minutos
– Sem pinga-pinga: uma torneira gotejando desperdiça 40 litros de água por dia. Em uma semana, aqueles pingos que pareciam inofensivos já serão responsáveis por 280 litros de água jogados pelo ralo.
– Economia no banho: a redução de só 1 minuto do tempo de banho, ao fim de um ano, terá ajudado a economizar 3.285 litros de água.
Imagem: Águas de Penha