Prática comum da Águas de Penha, a concessionária promove a limpeza periódica dos sete reservatórios da cidade com o auxílio de uma equipe de mergulhadores especializados. A medida é realizada com os tanques cheios e em plena operação, evitando desperdício e sem impactar na distribuição de água aos moradores do município.
Em Penha, as estruturas estão localizadas no Centro, Morro D’ouro, São Miguel, Bacia da Vovó, Santa Lídia, São Cristóvão, São Nicolau, Mariscal e Praia Grande. De acordo Fernanda Barreto, gestor operacional da Águas de Penha a limpeza é realizada a cada seis meses e atende a legislação que define os parâmetros de qualidade para abastecimento de água na cidade.
“Essa legislação fala também das caixas de água das residências, que devem receber limpeza com a mesma periodicidade. Da mesma forma que é importante que o usuário limpe a própria caixa em casa, a limpeza dos reservatórios é fundamental para garantir a qualidade da água distribuída à população”, completa. A limpeza dos equipamentos de reservação individual dos imóveis também deve ser realizada de seis em seis meses.