Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

ALERTA: ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai trará muita chuva e vento para a região de Penha

Entre esta quinta-feira (02) e a sexta-feira (03), o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai provoca temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em Santa Catarina. Na quinta, os temporais e a chuva se concentram no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o RS, mas na madrugada e manhã de sexta, se espalham para as demais regiões do estado. Neste período, são esperados acumulados de 30mm de chuvas na quinta e 70mm na sexta em Penha. Entre o início da tarde desta quinta e a noite de sábado(04), rajadas de vento devem atingir a região de Penha, com rajadas de até 60km/h especialmente na madrugada do sábado.

Deslizamentos

A diminuição das chuvas nos últimos dias auxiliaram no escoamento da água no solo, contudo, com o acumulado de precipitação ocorrida no mês de outubro às condições geológicas apresentam-se ainda frágeis para condições de deslizamentos e fluxo de detritos. Devido a previsão temporais nos próximos dois dias, o risco é muito alto para movimentações de terra nas regiões em vermelho, e alto para as regiões em laranja.

Já foram registradas diversas ocorrências de deslizamentos em todas regiões de Santa Catarina, por isso, cabe destacar que as movimentações podem se desencadear mesmo em períodos sem a presença de chuva. Devido ao solo já encharcado e a diminuição dos níveis de água, o solo busca estabilidade podendo haver movimentações tardias. Por isso a Defesa Civil de SC reforça para a população ficar atenta a sinais de deslizamentos de terra:

– Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores
– Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta
– Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
– Rachaduras ou fendas em encostas
– Rachaduras novas nas paredes
– Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente
– Muros e paredes estufadas
– Estalos
– Águas mais barrentas que o normal

 

Imagem: Defesa Civil de SC