ALERTA: climatologia indica frio extremo na próxima semana; temperatura baixa pode trazer o primeiro registro de neve em um mês de novembro no Brasil


PUBLICIDADE

O fim de outubro e o início de novembro serão marcados pelo avanço de duas frentes frias vindas pelo sul do Brasil. A mais forte deve ocorrer no feriado de Finados, que acontece no dia 02. Entre a próxima segunda (31/10) e o sábado (05/11), uma intensa massa de ar frio deve provocar um declínio acentuado das temperaturas no sul do Brasil, principalmente durante as manhãs. A princípio, Santa Catarina deve ter os dias mais frios nas manhãs de terça (01) e quarta-feira (02), quando os principais modelos modelos de previsão do tempo indicam temperaturas entre -2°C e -4°C nos pontos mais altos da Serra catarinense.

De acordo com os institutos de meteorologia Climatempo, MetSul e com a Defesa Civil de SC, regiões de Santa Catarina e da Serra Gaúcha podem registrar a ocorrência de neve e chuva congelada na terça-feira (01).

Na quarta-feira (02), estão previstas as temperaturas mais baixas para esse período. Há a possibilidade até de os termômetros ficarem negativos. A onda de frio fora de época pode trazer o primeiro registro de neve em um mês de novembro no Brasil. O Climatempo destaca que esse evento climático seria inédito na história, desde que se há registro.

A primavera é um período de transição entre o inverno e o verão. Por isso, no mês de novembro a tendência é que a atmosfera passe a apresentar características cada vez mais similares às do verão e temperaturas próximas ou abaixo de 0°C ficam cada vez mais raras. Segundo a climatologia, a cidade de São Joaquim, uma das cidades mais frias do Brasil, possui temperatura mínima média no mês de novembro entre 9°C e 10°C. O gráfico apresentado a seguir, destaca as menores temperaturas registradas no mês de novembro na estação convencional do INMET, em São Joaquim, na série histórica entre 1954 e 2017.

O MetSul alerta para o fato de as previsões do tempo, principalmente em relação ao frio, serem mais precisas durante o inverno. Portanto, o cenário ainda pode mudar até a semana que vem. Antes disso, ainda em outubro, uma frente fria menos intensa chega ao Rio Grande do Sul amanhã, com risco de vendaval e queda de granizo, além de muita chuva. Veja aqui a previsão desta semana pelo país.

O MetSul prevê ainda que a onda de frio deve chegar a outros cantos do Brasil no início do mês, na semana que vem. As regiões Centro-Oeste e Sudeste também podem registrar baixas temperaturas na semana que vem. É o caso de São Paulo. O Climatempo prevê uma forte queda nas temperaturas a partir de quarta-feira (2) na capital paulista, com máxima de 14ºC e mínima de 12ºC durante o feriado. Na quinta-feira (3), a previsão é de 11º de mínima, e os termômetros não passam a casa dos 14ºC. Para encerrar a semana, os paulistanos vão enfrentar temperaturas entre 11ºC e 16ºC na sexta-feira (4), antes de os termômetros voltarem a subir.

Temperaturas tão frias como as previstas para o início do próximo mês são incomuns para essa época do ano. Segundo o MetSul, o avanço da primavera tende a trazer mais calor e umidade, além da recorrência de pancadas de chuvas, marcas típicas do verão. O instituto ressalta que a previsibilidade de geadas é menos acurada durante a primavera, com a confirmação sendo possível com menos antecedência. Mesmo assim, os meteorologistas consideram atípicos os indicativos de neve para novembro no Brasil.

Especialistas explicam que a frente fria peculiar em novembro se dá pela atuação mais intensa do fenômeno climático La Niña, causador da diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico, nas últimas semanas. Além disso, um ciclone extratropical na costa da região Sul vai trazer umidade do mar para o continente, e fortes correntes de ar ajudam a derrubar as temperaturas. O aquecimento global e as mudanças climáticas também colaboram para alterações no padrão das temperaturas pelo planeta.

 

Imagem: MetSul