A previsão do tempo para os próximos dias a previsão indica a formação de dois ciclones extratropical em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, condição que é normal para essa época do ano em que a climatologia de sistemas indica a formação de um ciclone por semana nesta região, segundo a meteorologista Francine Sacco, da Defesa Civil de Santa Catarina.
O primeiro deve se formar no decorrer do domingo (08) sobre o mar entre o Litoral Sul de SC e o Litoral Norte do RS. A maior influência deste sistema em SC deve ser observado na manhã do domingo com a ocorrência de chuva moderada e com acumulados estimados de 40 a 50mm em 24h, atingindo o extremo sul do Litoral Sul.
Já o segundo ciclone tende a se formar entre a segunda (11) e a terça-feira (12), provocando chuva, rajadas mais intensas de vento e deixando o mar agitado e com risco de ressaca em SC, sendo mais abrangente e com potencial de ser mais forte e ter maiores impactos. Contudo, a maior influência em SC deve ser sentida com relação ao vento sul na faixa litorânea e na agitação do mar com a condição para ressaca e alagamentos costeiros.
O cenário, segundo a MetSul Meteorologia é bastante complexo. Na segunda, fortes áreas de instabilidade se formam sobre o Paraná e começam a avançar de Norte para Sul, impulsionadas por ar muito quente que vai estar ingressando pelo interior do continente sobre o Paraguai. Isso vai gerar uma frente quente clássica, um fenômeno típico de inverno, que se propaga para o Sul e levará chuva e trovoadas com risco de temporais isolados até o fim do dia ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Imagem: MetSul Meteorologia