A reclamação é geral: moradores de Penha nunca são avisados e orientados pelo poder público quando fortes chuvas ou eventos climáticos estão para atingir a cidade. A Defesa Civil de Santa Catarina emite avisos diários, que poderiam ser facilmente repassados aos moradores pelas próprias redes sociais da Prefeitura de Penha, cuidado este que não há.
Não fossem os avisos dos veículos de comunicação Penha Online, Notícias de Penha e TV Penha, os moradores que não conferem a previsão do tempo em seus celulares, seriam absolutamente pegos de surpresa, tamanha inércia do setor público.
Há algumas semanas, quando uma forte chuva atingiu a cidade, a população não conseguia contato pelo telefone 3347-1781, número que consta no site da prefeitura. Na noite seguinte, sem qualquer previsão de chuvas, um abrigo foi montado – totalmente fora do tempo, diga-se de passagem – em um ginásio de esportes no centro da cidade e várias pessoas com coletes e bonés da Defesa Civil se colocaram de prontidão, sendo que – repetindo – não havia previsão para chuvas naquela noite.
Sobre a falta de comunicação, na noite de ontem, segunda-feira, 01, o problema se repetiu: com vários alagamentos pela cidade, incluindo pontos de deslizamentos, pelo menos 6 moradores que tentaram contato pelo telefone acima citado e não foram atendidos, recorreram à nossa reportagem buscando auxílio.
Por que a Defesa Civil de Penha não tem um telefone fácil e 24 horas? Durante a manhã desta terça e até 12:15h, ninguém atendeu o telefone.
Por que a Defesa Civil de Penha não faz um trabalho de prevenção, comunicando antecipadamente sobre riscos de desastres naturais e / ou fortes chuvas?
É justo colocar cargo comissionado na diretoria de um departamento tão sério? Quais as qualificações do atual diretor, que é ex-diretor do Departamento de Águas e Saneamento, e ex-secretário de turismo? É a população quem pergunta!
Será que os moradores Penha não merece ser tratados com seriedade nem em momentos de catástrofes?